Formula 1 Countdown
sábado, 25 de abril de 2009
Enfim, os milhões renderam...
E Jarno Trulli marcou hoje o melhor tempo do treino classificatório para o GP do Bahrein a ser realizado amanhã em 57 voltas. O tempo de 1:33:431, foi o que o italiano conseguiu, e o que lhe deu a 4ª pole na carreira e a 3ª da Toyota na história, desde o GP do Japão de 2005, na chuva com Ralf Schumacher, o time não conseguia uma pole. O feito inédito dessa vez fica por conta de Timo Glock, que botou o outro carro da Toyota em 2º lugar, fazendo a 1ª fila até então inédita para o time. Favoritismo para o time japônes? talvez, resta saber com quanto combustível vão largar, mas dificilmente estaram muito mais leves que os outros demais. Não é exageiro dizer que a Toyota tem sua melhor chance de vencer uma corrida em seus 7 anos de história. Uma dobradinha consistênte e merecida. Curioso foi que os dois carros fizeram as piores velocidades no fim da reta dos boxes...
A Brawn já não é mais aquele carrão que dominou na Austrália e facilmente venceu os adversários na Malásia. Realmente perderam algum terreno para as demais equipes, quanto? a conferir amanhã logo após o apagar das 5 luzes, de qualquer forma são cadidatos a pódio ou até vitótria numa situação extra-pista (quebras, acidentes, etc..). Button larga em um modesto 4º lugar. Barrichello, precisando chegar de qualquer modo a frente de Jenson amanhã, foi o 6º, na minha opinião está mais pesado, o que pode significar boa estratégia.
Vettel vem bem. O 3º lugar no treino pode ser maximizado amanhã, se acertar a largada e sair na frente de pelo menos uma Toyota. Fazendo isso tem grandes chances de sair do Bahrein com mais uma vitória, já que levo mais fé no rendimento da Red Bull do que no da Toyota, que por exemplo foi muito mal há uma semana atrás na China. Teóricamente largar do lado impar da pista no Bahrein pode significar uma vantagem pela areia na pista do lado de dentro já que não é por onde os carros passam. Sim, Vettel é candidato a vitória, já o companheiro Webber teve tremendo azar no fim do Q1 encontrando varios carros na pista e sendo bloqueado por Sutil na última curva. Larga em 18º pela punição do alemão da Force India que largaria em 16º mas agora alinha em 19°. Punição dada pelo fato ocorrido.
Hamilton fez apresentação louvavel, um excelênte 5º lugar no grid. Certamente está leve, mas o 5º prova mais do que tudo que o difusor recém instalado funciona muito bem. Kovalainen não se aproveitando dele largará em 11º, até agora não passou de nenhum Q2 na temporada.
A Ferrari fez o seu. Não tem um carro bom, claro, mas a mim pelo menos parece que o 8º e 10º lugares, obtidos por Massa e Raikkonen respectivamente, são a realidade do time, ou seja, não estão mais leves do que deveriam estar como possivelmente Hamilton e certamente Alonso estão. Se os pontos não sairem amanhã é hora de uma carnificína em Maranello...
Na Renault Alonso mais uma vez bem. Se o carro não é tão bom na corrida o asturiano faz a diferença no treino, um 7º lugar que pode fazer a diferença no fim das contas. Já Nelsinho, queimou mais uma vida no fogo das classificações, já que além não conseguir passar de fase vê Alonso zerando um jogo por fim de semana, dentro dos limites da carroça, com seu tremendo talento. Capaz de nas próximas corridas o brasileiro levar um Game Over de Briatore. Passar para o Q2 hoje foi mero acaso pelo problema com Webber. Fora seu erro na última curva da última volta... infelizmente risível...
BMWs 13º e 14º com Kubica e Heidfeld... decepcionante... e olha que no ano passado a pole no Bahrein foi de Robert, sua única até hoje. O mundo dá voltas.
Mas tudo isso o que eu disse, e que você leu até agora pode ir por água, ou melhor, por areia abaixo, já que existem previsões concretas de que pode haver uma tempestade de areia no horário da corrida. Coisas de um 2009 cada vez mais estranho...
Classificação do treino com o peso de cada carro:
1. Jarno Trulli - Toyota - 648.5 kg
2. Timo Glock - Toyota - 643.0
3. Sebastian Vettel - Red Bull-Renault - 659.0
4. Jenson Button - Brawn-Mercedes - 652.5
5. Lewis Hamilton - McLaren-Mercedes - 652.5
6. Rubens Barrichello - Brawn-Mercedes - 649.0
7. Fernando Alonso - Renault - 650.5
8. Felipe Massa - Ferrari - 664.5
9. Nico Rosberg - Williams-Toyota - 670.5
10. Kimi Raikkonen - Ferrari - 671.5
11. Heikki Kovalainen - McLaren-Mercedes - 678.5
12. Kazuki Nakajima - Williams-Toyota - 680.9
13. Robert Kubica - BMW-Sauber - 698.6
14. Nick Heidfeld - BMW-Sauber - 696.3
15. Nelson Piquet - Renault - 677.6
16. Sebastien Buemi - Toro Rosso-Ferrari - 678.5
17. Giancarlo Fisichella - Force India-Mercedes - 652.0
18. Mark Webber - Red Bull-Renault - 656.0
19. Adrian Sutil - Force India-Mercedes - 679.0
20. Sebastien Bourdais - Toro Rosso-Ferrari - 667.5
Disputa Piloto X Piloto:
McLaren: Hamilton 3X1 Kovalainen
Ferrari: Massa 2X2 Raikkonen
BMW: Kubica 3X1 Heidfeld
Renault: Alonso 4X0 Piquet
Toyota: Trulli 3X1 Glock
Toro Rosso: Bourdais 1X3 Buemi
Red Bull: Webber 1X3 Vettel***(0X4)
Williams: Rosberg 4X0 Nakajima
Force India: Sutil 1X3 Fisichella***(2X2)
Brawn: Button 3X1 Barrichello
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
É.. deram um retorninho.
Render mesmo só se ganharem amanhã.
Como não acredito nisto...
Triste ver as ferrari la atrás.
TRiste ver que a Williams não passa de brilho de sextas.
Legal ver o 1B onde ele fica sempre.
é isso aí, Trulli sempre show nos treinos.
A F1 começa a fase "evolução" dos carros, as equipes vão testando novos pacotes aerodinâmico e etc. E parece q a Brawn começou a ficar pra trás (quem ñ evoluiu tb sobra).
na disputa piloto x piloto, a única disputa equilibrada é a da Ferrari o resto é só lavada (Alonso q o diga) rsrsr
Abração
http://f1trulli.blogspot.com/
A corrida vai se desenhando para o Vettel. O carro mais pesado entre os primeiros, mostrando que a Red Bull entrou na briga.
A Brawn precisa mexer os pauzinhos, tá todo mundo evoluindo e ela continua parada. Bom desempenho da Ferrari e a mudança de postura do Piquet, pelo menos não é o carro mais pesado do grid...
Abraços.
Ainda estou na expectativa da Ferrari. O Raikkonen mesmo vai largar até a tampa de gasolina..
Postar um comentário