E as linhas harmônicas
e prateadas venceram os ornitorrincos/degraus/tubarões do resto. As
duas McLarens largarão na primeira fila em Melbourne. Dessa vez, os
treinos livres não foram apenas blefe. A McLaren desde sexta-feira
vinha com ritmo excelente, e confirmou no qualifying. Carro a ser
batido nas primeiras provas? Cedo pra dizer ainda... mas é o melhor
começo de Woking desde que Martin Whitmarsh se tornou diretor.
Hamilton, tentando esquecer os fantasmas pessoais de 2011, é
primeiro (volta que conseguiu na primeira das duas no Q3); Button,
depois de errar em sua tentativa, segundo.
As (gratas) surpresas
começam já na segunda fila. Um terceiro lugar digno de aplauso de
pé em cima do sofá às 4 da manhã de Romain Grosjean, e um
animador quarto lugar para Michael Schumacher – sua melhor
classificação desde que voltou à F1, e a primeira vez na vida que
se classifica à frente de Vettel.
A história de Romain
está apenas no começo na F1 e tudo pode dar errado a partir daqui,
mas esse terceiro lugar já é digno de filme. O companheiro Kimi
Raikkonen, sem se entender com o carro o fim de semana inteiro, foi
apenas o 18º (largará em 17º graças a uma troca de cambia de
Pérez), o que lhe mais méritos ainda. Boa, francês!
Red Bull's na terceira
fila. Vettel não largava fora das duas primeiras filas desde o GP da
Itália de 2010, lá se vai um ano e meio. Uma posição diferente,
mas não de todo decepcionante. Webber vai ser o quinto, e o campeão
apenas sexto. Vejamos o ritmo de prova.
Pra quem achava que a
Ferrari já tinha dado amarguras suficientes em 2011, o treino de
hoje foi negativamente revelador. Os carros rubros não têm ritmo algum. Massa
principalmente. Depois de Alonso, lutando com o carro, rodar e parar
na brita no início do Q2 – quando ainda tinha o quarto tempo –
Felipe não chegou nem perto. Ficou a homéricos 1.003s de um cara
que tem o mesmo carro e deu uma volta lançada apenas. É coisa
demais. 12º para Alonso e 16º pra Felipe Massa.
Ótimo treino de
Maldonado, em oitavo. Um bom começo pra um time que anda precisando
voltar ao pelotão do meio pra frente, a Williams. Bruno Senna só o
14º. Bom treino de Hulkenberg em nono, e um decepcionante de Di
Resta em 15º. Esperava mais dos indianos.
Sem as Hispania's no
grid, teremos apenas 22 carros largando no Albert Park às 3 da
manhã. Os carros do time espanhol nos ensinaram o verdadeiro sentido
do termo “chicane ambulante”. Em qual fosse o trecho da pista,
todos tinham que desviar. Ficaram a não menos que 1.3s do tempo
mínimo para se classificar. Sem cabimento.
Quanto à corrida,
difícil prever algo. Com pneus que não se desgastam tanto como ano
passado, a receita para uma boa corrida pode não estar em ser
conservador. Por outro lado, a tradição da Austrália é ter
corridas movimentadas em que o importante é chegar. E com um grid
totalmente embaralhado, está aí o dilema pra ser resolvido, cada um
de seu jeito, em 58 imperdíveis voltas.
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