sábado, 9 de maio de 2009

Esse é o cara!


Se restava alguma dúvida de que Button é piloto de qualidade para ser campeão do mundo ela foi assasinada hoje na última volta do inglês aberta há nada menos que 2 segundos do fim do Q3, quando marcou a pole position de forma antológica superando além o companheiro Barrichello, Sebastian Vettel que já devia estar até comemorando a pole position internamente, pois ninguém imaginava que Button pudesse surpreender de tal maneira na última volta, sendo que não havia virado rápido em nenhum treino. A estrela de Jenson Button veio para ficar entre os ponteiros da F1.

Vettel foi 2º, tem uma grande tarefa amanhã bater Button e Brawn. É bem possivel que esteja mais pesado que Jenson, mas não tanto quanto para ficar mais de 5 ou 6 voltas na pista depois da parada do inglês. Se Vettel pular na frente na largada tem grandes chances, além do que daria o troco em Button da última corrida. Webber em treino burocrático vai ser 5º.

Barrichello marcou o melhor tempo do dia mas ficou em 3°. Sinceramente não sei o que esperar dele. Ficou atrás de Button, mas não acredito que não possa lutar pela vitória amanhã, mostrou que pode fazer uma grande corrida amanhã. E deve pois ficar de novo atrás de Jenson não seria nada bom.



Mas o piloto do treino foi Massa. Grande 4º lugar no grid com um carro que ainda não inspira confiança de ninguém. Digo isso pois ontem mesmo, Massa sequer dizia que largaria entre os 5 primeiros. Bluff? duvído, a Ferrari não está atualmente em posição de blefar. A volta de Massa foi boa mesmo. Corre serio risco amanhã de chegar ao pódio principalmente pela largada, vale lembrar que Felipe tem o KERS, aparato qual nem Brawn nem Red Bull possuem. Se funcionar direitinho dessa vez pode fazer grande prova.

Raikkonen decepcionou, vai largar em 16º, por motivos ainda mal explicados. Fez apenas duas tentativas e ficou na garagem nos 10 minutos finais do Q1. Acharam que tinham a vaga garantida de novo como na Malásia? pois é... parece que sim, não me pareceu problema na Ferrari já que Kimi ficou dentro do carro o tempo inteirinho e a movimentação no box era pouca. Alguém precisa de um semancól lá dentro...

A McLaren desapontou, depois de ter feito grande fim de semana (pelo menos com Hamilton) no Bahrein parecendo que iria melhorar significativamente dai pra frente, sai do Qualifying na Catalunha por baixo. Kovalainen foi degolado no Q1 apenas a frente das Force India em 18º lugar, reclamando alheiamente de Heidfeld em sua última volta. Hamilton foi um pouco mais a diante conseguiu superar Buemi na última tentativa do Q2 e ficou em 14º lugar. Pontos para os dois já seria demais.

A BMW pelo menos não passou vergonha como fez no Bahrein. Kubica chegou ao Q3 e vai sair em 10º e Heidfeld ficou no Q2, larga em 13º, apagado apagado o emo. Mas o interessante foi observar o novo pacote aero-dinâmico do time, um suporte entranho na asa traseira e o bico mais largo e mais alto.


O dono da casa Alonso vai largar em 8º. Achava que ele iria entrar no treino com o cheiro da gasolina para fazer algo entre os 5 primeiros para fazer o social com a torcida, mas pelo jeito parece que vai pensar mais na prova, fez bem.
Nelsinho ficou a 0.095 do Q3, porém em 12º. Há a decepção claro, mas acredito que se não cometer erros durante a prova seu marcador sai do zero amanhã.

As Toyotas decepcionaram com relação a o que esperavamos delas depois da primeira fila no Bahrein. 6º para Glock 7º para Trulli, porém agora não devem estar tão leves quanto estavam lá no deserto.

A Williams tem uma posição interessante com Rosberg em 9º e Nakajima, que inclusive andou bem no treino, em 11º. Se souber jogar pode levar os dois carros aos pontos amanhã.

Interessante e intrigante ver que a Force India foi no Bahrein e é na Espanha a mais rápida no Speed Trap e fica na rabeira do grid. Nessa F1 feita na base dos detalhes não é só ter motor forte, é necessário bons profissionais para um bom desenvolvimento do bólido, o que parece que por hora o time carece.

Encerando o raciocínio, a corrida promete amanhã como poucas vezes prometeu na Espanha, e enfim veremos se o novo regulamento propicia ultrapassagens, essa será a prova de fogo. Posso estar errado mas no ano passado não tivemos mais que 4 ou 5 ultrapassagens no GP espanhol valendo posições na pista, excluindo-se, claro, a largada.

Classificação:
1°. Jenson Button (ING/Brawn), 1min20s527 ( 21 voltas )
2°. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 1min20s660 ( 15 )
3°. Rubens Barrichello (BRA/Brawn), 1min20s762 ( 20 )
4°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1min20s934 ( 18 )
5°. Mark Webber (AUS/Red Bull), 1min21s049 ( 17 )
6°. Timo Glock (ALE/Toyota), 1min21s247 ( 25 )
7°. Jarno Trulli (ITA/Toyota), 1min21s254 ( 25 )
8°. Fernando Alonso (ESP/Renault), 1min21s392 ( 20 )
9°. Nico Rosberg (ALE/Williams), 1min21s558 ( 22 )
10°. Robert Kubica (POL/BMW), 1min22s685 ( 15 )
11°. Kazuki Nakajima (JAP/Williams), 1min20s509 ( 16 )
12°. Nelsinho Piquet (BRA/Renault), 1min20s531 ( 20 )
13°. Nick Heidfeld (ALE/BMW), 1min20s676 ( 16 )
14°. Lewis Hamilton (ING/McLaren), 1min20s805 ( 12 )
15°. Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso), 1min21s067 ( 15 )
16°. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), 1min21s291 ( 5 )
17°. Sébastien Bourdais (FRA/Toro Rosso), 1min21s300 ( 8 )
18°. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), 1min21s675 ( 10 )
19°. Adrian Sutil (ALE/Force India), 1min21s742 ( 11 )
20°. Giancarlo Fisichella (ITA/Force India), 1min22s204 ( 11 )

Classificação com pesos dos carros:
1°. Fernando Alonso (ESP/Renault), 645,0 kg
2°. Jenson Button (ING/Brawn), 646,0
3°. Timo Glock (ALE/Toyota), 646,5
4°. Rubens Barrichello (BRA/Brawn), 649,5
5°. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 651,5
6°. Mark Webber (AUS/Red Bull), 651,5
7°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), 655,0
8°. Jarno Trulli (ITA/Toyota), 655,5
9°. Giancarlo Fisichella (ITA/Force India), 656,0
10°. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), 657,0
11°. Robert Kubica (POL/BMW), 660,0
12°. Nico Rosberg (ALE/Williams), 668,0
13°. Sébastien Bourdais (FRA/Toro Rosso), 669,0
14°. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), 673,0
15°. Adrian Sutil (ALE/Force India), 675,0
16°. Nick Heidfeld (ALE/BMW), 676,3
17°. Kazuki Nakajima (JAP/Williams), 676,6
18°. Nelsinho Piquet (BRA/Renault), 677,4
19°. Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso), 678,0
20°. Lewis Hamilton (ING/McLaren), 683,0

Disputa Piloto X Piloto:
McLaren: Hamilton 4X1 Kovalainen
Ferrari: Massa 3X2 Raikkonen
BMW: Kubica 4X1 Heidfeld
Renault: Alonso 5X0 Piquet
Toyota: Trulli 3X2 Glock
Toro Rosso: Bourdais 1X4 Buemi
Red Bull: Webber 1X4 Vettel***(0X5)
Williams: Rosberg 5X0 Nakajima
Force India: Sutil 2X3 Fisichella***(3X2)
Brawn: Button 4X1 Barrichello

Um comentário:

Felipe Maciel disse...

Será que algum dia o Nelsinho vai colocar o número 1 ali na contagem de classificação? Se somar com os 18 do ano passado, tá 23 a 0 pro Alonso. Que placar é esse...