O talento e técnica de
Kimi são inquestionáveis. Olhando para o passado, o finlandês só
não conquistou mais títulos por azar combinado a deficiências de
equipamento. Foi assim em 2003, mas, principalmente em 2005, quando
seu motor Mercedes “abria o bico” nos momentos mais inoportunos,
privando por vezes Raikkonen de uma boa posição no grid de largada
pelas suas, famigeradas à época, “10-place grid penalties” pela
troca do propulsor.
Para ilustrar o quanto
era Kimi que fazia a diferença naqueles tempos, cito minhas duas
corridas favoritas do finlandês: Bélgica 2004 – com um carro
defasado, a corrida que iniciou seu reinado em Spa-Francorchamps –
e, claro, Japão 2005 – dessa vez com um bom carro (ainda que
“quebralhão”), mas vindo de 17º no grid para a corrida de sua
vida, assumindo a liderança na última volta.
Mas depois de se
transferir para a Ferrari e ser campeão, a grande impressão foi de
que o Ice Man se desiludiu com a F1. Apático nas corridas e deixando
a desejar no duelo interno com Felipe Massa, Kimi viu na vinda de
Alonso ao time de Maranello, a deixa para ir se dedicar a outra
paixão, os ralis. Foi feliz? Não sei. Bateu de montão, viveu o
clima bucólico do campo longe do agito e dos deveres comerciais de
um paddock da F1 e, durante tudo, ainda tentou até correr na Nascar.
Mas ele está de volta
agora. Terá sentido falta? Certamente. E mais certo ainda que
tenha visto em Micheal Schumacher um exemplo. Kimi voltou para se divertir. Se os resultados vierem
ou não, não importa. Ele estará fazendo aquilo que mais gosta na
vida, sem precisar provar nada a ninguém e valorizando tudo isso muito mais do que há três anos.
Mas a incógnita ainda
persiste: Como Kimi Raikkonen vai se sair? Onde andará no pelotão? Digo mais: E a Lotus? Grosjean? Só na Austrália...
Pegando o gancho, o melhor dos modos de apresentação e divulgação de um novo carro foi nos apresentado hoje pela Lotus. Um vídeo fantástico, cheio de entrevistas e curiosidades. Vale a pena:
P.S.: Nos 16:42 no vídeo, uma breve explicação do porquê os novos bicos da F1 estão com um degrau. Não vi em nenhum lugar coisa parecida, diga-se.
Pegando o gancho, o melhor dos modos de apresentação e divulgação de um novo carro foi nos apresentado hoje pela Lotus. Um vídeo fantástico, cheio de entrevistas e curiosidades. Vale a pena:
P.S.: Nos 16:42 no vídeo, uma breve explicação do porquê os novos bicos da F1 estão com um degrau. Não vi em nenhum lugar coisa parecida, diga-se.
3 comentários:
Realmente kimi é uma incógnita. Será que ele vai liderar essa equipe a voos maiores? talento ele tem, mas a motivação é que é o problema. mas pelas suas expressões nas entrevistas, ele está a fim de correr, e isso é um bom sinal.
O que eu queria intender é: se tudo é segredo de estado, feito a sete chaves, como é que quando lançam os carros são todos iguais?
Há muita expectativa, mas temos que ter calma. Não será fácil a sua volta.
Abraços.
Postar um comentário