sábado, 14 de abril de 2012

A Prova dos 9

Uma pole position, aliás, uma primeira fila da Mercedes; 57 anos depois de ter vencido e pulado fora da F1. Agora com dois alemães. Rosberg e Schumacher. Antes de profetizar um desastre para o time da estrela de três pontas ao apagar das cinco luzes vermelhas amanhã, aproveito para lembrar que ainda não vimos uma corrida dita limpa dos carros prateados. Na Austrália, ambos tinham chance de pontuar, tiveram problemas. Na Malásia, uma corrida atípica, mas Schummy poderia ter feito mais não fosse a afobação de Grosjean no início. O fato é que o W03 perde rendimento na corrida. Veremos quanto, e se gasta tanto pneu assim agora, já que estão sob os holofotes.


Hamilton talvez tenha o ritmo para ganhar, mas largará apenas em sétimo (segundo que foi no treino e trocou o câmbio). Falando de provas que Hamilton sempre teve tudo pra vencer, lembro de Canadá/2011 e do prematuro fim de sua corrida num toque desnecessário com Button. Vamos esperar, Lewis não está com a faca e o queijo na mão, mas tem boas possibilidades. Button decepcionou um pouco e sai em quinto.


A grata surpresa é o terceiro lugar de Kobayashi. Muito bacana ver Kamui respondendo à ascensão do companheiro Perez na mídia. De imediato provou que ainda está lá. Destaque também a Kimi, que parece estar 100% adaptado à F1 apenas na terceira classificação. Quarto lugar.


Webber vai surpreendendo muito em 2012. Acaba de fazer 3 x 0 em grid battles no companheiro Vettel. Sebastian (11º) sequer passou para o Q3 - primeira vez que o alemão não vai ao Q3 desde o GP do Brasil de 2009, quando ficou pelo Q1 em Interlagos por conta da chuva. Difícil dizer o quanto o escapamento antigo influenciou (e se influenciou). Mas Vettel parece não ter vestido o RB8 como vestia o RB7 - Webber vice-versa. O australiano largará em 6º. A ver na prova se essa verdade dentro do time austríaco se mantém.


Massa em 12º e Alonso em nono. Lucro pra quem foi 18º e 15º no FP3. Massa não levou muito tempo de Alonso também. O jeito é ver em ritmo de prova como se comportam na questão dos pneus.


Pela ponta da frente embaralhada, a corrida na China promete bastante e tem diversas atrações. Favorito? Seria Hamilton o destacado, não fosse o sétimo. O difícil mesmo é prever como andará a Mercedes. Essa parece ser a incógnita, e que fará toda a diferença, sobretudo nas primeiras voltas, na equação da prova.


Veremos.

Nenhum comentário: