quinta-feira, 24 de julho de 2008

Black Album (Metallica)


Ok... um classico, um belo CD, isso é fato. Músicas(Hits) como Sad But True, Nothing Else Matters, Enter Sandman, The Unforgiven e Wherever I May Roam... enfim esse CD lançado em 1991 é considerado por muita gente o melhor do Metallica. Porém, para mim um CD completo e realmente bom é aquele que não só apresenta belos hits que te levam a gostar da obra como também um bom "lado B", ou seja, que não tenha músicas para "encher linguiça" daquele tipo que você ouve e diz "poderia ter sido melhor trabalhada" ou então só te faça ter vontade de botar o CD no seu computador ou CD Player apenas para ouvir os hits durante 20 minutos enjoar, guarda-lo e ouvir outra coisa.Isso que citei por ultimo foi o que senti quando comprei este CD, hoje em dia até já me acostumei com as músicas por isso não as acho tão pé no saco quanto a um tempo atrás, mas minha opinião não mudou. Lógicamente isso não passa de uma opinião pessoal do cidadão (?) que vos escreve, mas me senti muito decepcionado quando ouvi musicas como Holier than Thou e Don't Tread on Me. Há obviamente músicas boas também como The God That Failed, The Struggle Within(lembra um pouco o ...AJFA), Of Wolf and Man(da até pra engolir) e My Friend of Misery(belo instrumental!)A questão é que no meu ver disperdiçaram uma oportunidade de ouro de fazer um CD possivelmente e potêncialmente melhor do que o resultado alcançado. Parece que quando viram os hits falaram: "é isso ai!" aceleraram demasiadamente ou não deram tanta atenção ao processo de criação das outras músicas pois já estavam satisfeitos com o que tinham, no entanto há uma série de músicas que poderiam ter sido melhor trabalhadas, desse modo podemos dizer que fizeram um Album se preocupando mais com lado A e pensando principalmente em aumentar suas contas correntes. Óbviamente um ser humano não é perfeito todo o tempo, o mesmo se aplica a Lars, James, Kirk e até mesmo Jason (que ajudou compôr My Friend of Misery embora essa seja uma música das que se salvam do que disse) e um exemplo disso é St. Anger (o que foi aquilo?!), parte dos praticamente Gemêos Load e Reload e também até mesmo o lado B do Black Album.Como já disse isso não passa da minha opinião e isso todos têm a sua. O que posso dizer é que vendo a qualidade dos CD's passados do Metallica como ...And Justice For All e meu favorito Master of Puppets o Black Album deixou um pouco a desejar e também me decepcionou pois já sabia do que era capaz a banda em questão.Por fim esse é um CD acima da média, o Metallica não seria o Metallica sem esse Album e principalmente sem esses hits, ou por acaso o que iria achar você se não tocassem Enter Sandman ou Sad But True em um show que você tivesse ido? só acho que algumas músicas ficaram meio forçadas e sem a espontaniêdade dos primeiros discos. Me pareceu que pela primeira vez na carreira se preocuparam em vender CD's. O que não tira o Brilho desse maravilhoso CD. Para quem não ouviu a obra completa ainda vale a pena comprar ou baixar(rsrs).
Set List:
1. Enter Sandman
2. Sad But True
3. Holier than Thou
4. The Unforgiven
5. Wherever I May Roam
6. Don't Tread on Me
7. Through The Never
8. Nothing Else Matters
9. Of Wolf and Man
10. The God That Failed
11. My Friend of Misery
12. The Struggle Within

Nenhum comentário: