quarta-feira, 30 de julho de 2008

Joe Satriani 29/7/2008



E mais uma vez o grande ícone da guitarra mundial Joe Satriani vem ao Brasil... um show comum? muito pelo contrário. Joe não canta e fala pouco, mas não senti e nem vi ninguém sentir as duas horas de aula do mestre Satch. A abertura ficou por conta de Fernandão guitarrista do parado Barão Vermelho, fez um bom aquecimento, seu som de rock instrumental feijão com arroz é cheio de feeling e tem uma pegada interessante, e digo que se persistir nesse caminho creio que fará sucesso nessa carreira. Seu show de 30 minutos foi bem aceito pelo publico que preenchia ainda apenas metade da pista.
Exatamente ás 21:32, enquanto me distraia com meu celular, eis que o mestre entra no palco, o público já completo e em êxtase o sauda em alto e bom som enquanto ele toca nova I Just Wanna Rock. Depois das duas primeiras eis que entra Satch Boogie a musica de seu aclamado CD Surfing with the Alien de 1987, nesse momento começava pra valer uma apresentação memorável, todos começavam a balançar suas cabeças num sinal positivo, o warm-up havia acabado. Na quarta música as luzes se apagam e Satriani volta ao palco sem sua boina cheia de espelhinhos, o guitarrista de 52 anos da nos a impressão de ser uma espécie de Peter Pan no palco, agita e contagia a todos fazendo caretas e andando pelo palco com sua visionomia extraterrestre. Chega Ghosts, e Satch estréia uma guitarra nova a apresentando para a platéia e se referindo a ela dessa maneira "It's preaty cool, man!", o que também serve como adjetivo para o solo de baixo do folclórico Stuart Hamm, o grande baixista compôs uma ópera definitivamente usando seu vasto repertório de tecnicas, dentre elas Slap, Tapping e até mesmo tocando Aquarela do Brasil no baixo o que surpreendeu a todos presentes. Depois do solo de baixo eis que vem a música que mais me arrepiou o show inteiro Cryin', seu feeling incomparável fez muita gente, como eu, que já tinham escutado a música uma centena de vezes se emocionarem definitivamente.
Por fim ele tocou os clássicos Surfing with the Alien, Crowd Chant(já é uma clássico) e Summer Song, botando um ponto final em uma apresentação histórica. Logicamente o público (e eu) sentiu falta de Crushing Day, que por sinal foi executada por eles na turnê européia, mas um fato relevante de uma apresentação que pra sempre todos os que estiveram presentes no Credicard Hall vão se lembrar.
Set List:
- I Just Wanna Rock
- Overdriver
- Satch Boogie
- Ice 9
- Diddle-Y-A-Doo-Dat
- Flying in a Blue Dream
- Ghosts
- Revelation
- Super Colossal
- Musterion
- One Big Rush
- Time Machine
- Cool #9
- Andalusia
- Bass Solo (Stuuuu!!!)
- Cryin'
- The Mystical Potato Head Groove Thing
- Always with Me, Always with You
- Surfing with the Alien
- Crowd Chant
- Summer Song

Nenhum comentário: