domingo, 30 de agosto de 2009

Um caso de amor...


... é assim que se pode traduzir em palavras a boa relação de Kimi Raikkonen com Spa Francorchamps. Não foi atoa que ganhou desde 2004 a exceção de 2008, e claro 2006 quando não houve corida. Uma relação tal qual Senna com Mônaco, Schumacher com Magny Cours, Prost com Jacarepaguá, enfim nesse hall também pode se colocar Kimi com a pista de Spa.

O único porém de sua prova na minha opinião foi ter usado a área de escape da La Source de forma desonesta, afinal, se aquilo pudesse ser ultilizado não teriam colocado aquela zebra para dividir o escape do leito carroçavel, oras. É por isso que detesto essas áreas de escape de asfalto (necessárias, claro, em alguns lugares ex: Blanchimont) e seu uso abusivo.

Mas pra mim, o grande nome do dia foi Fisichella. Sua performance foi algo incrível e inimaginavel até para um de seus maiores torcedores desde a primeira passagem na Jordan... sim, o cidadão que vos fala. Creio hoje que vimos a melhor atuação de Giancarlo na F1 com apenas um único erro que pode ser explicado pela falta de experiência (muito embora Fisi tenha 226 GPs na bagagem) na hora de relargar depois do acidente na largada.

Mas não é algo para se colocar demérito algum nessa façanha de colocar a Force India na pole position e chegar aos primeiros pontos do time no 2º lugar da prova. E não foi segurando ninguém atrás, mas sim dando até um certo calor na Ferrari de Kimi Raikkonen. Bom resultado para Fisichella que adiciona troféus pela primeira vez desde o GP do Japão de 2006 a sua estante.

Do 2º para trás a corrida também teve varios ingredientes. Desde as confusões na primeira volta que tiraram de combate dois dos protagonistas da prova, os ingleses Button e Hamilton, até as disputas no meio de corrida usando as táticas de box. Foi uma corrida boa em suma.

A Brawn teve um dia para esquecer, Barrichello pela 3ª vez nesse ano engasgou na hora da partida e caiu pra último, mas depois fez uma boa corrida de recuperação e ainda chegou fumando o motor Mercedes no fim da prova.
Button encontra se em seu inferno astral. Não tem mais um bom carro e não consegue andar mais tão bem, além do que teve azar hoje abandonando. Mesmo assim tem gordura para ganhar o caneco ainda, na minha opinião.

Boa corrida de Vettel que fez por onde com um carro regulado para o 2º setor fazendo varias ultrapassagens nos pits, além da volta mais rápida da prova.

A destacar também a corrida da BMW 4º e 5º para Kubica e Heidfeld, parece que ao anunciarem a saí da encontraram o caminho para andar bem.

Mais uma coisa, agora falando de algo que foi dito durante a transmissão da Globo. Se o que diseram sobre Nelsinho Piquet e Renault for verdade cabeças vão rolar coisas vão acontecere o destino da Renault e de Flávio Briatore na F1 estão condenados. Além do que Nelsão jamais poderá falar mal de outro piloto brasileiro na vida... a ver o que acontece aí.

sábado, 29 de agosto de 2009

It's a Miracle!


O improvável acontece... sim... Giancarlo Fisichella é o pole position para o GP da Bélgica a ser disputado amanhã em 44 voltas, que ao que deu a entender hoje, serão muito emocionantes. Quem vê esse resultado pode imaginar que o treino tenha sido disputado de baixo de chuva gradativa, ou chove-pára, mas não, a pista esteve seca durante a sessão inteira. Impressionante ver Button em 14º, Hamilton 12º, Vettel 8º e Webber 9º. Um grid que se assemelha bastante ao grid daquela corrida fantástica que tivemos lá na Bélgica em 1995, só pela coincidência a corrida já promete bastante.


Falando da Force India. Evidente, Fisichella é o carro mais leve de todos, mas é preciso lembrar que ele não foi mal nem no Q2 e nem no Q3, ou seja, pode surpreender bastante. É só ver que Sutil foi 11º a frente das duas McLarens e de Button. Ao que parece análisando esses fatos: a Force India não está tão boba não. Prefiro não usar minha bola de cristal, sei lá, mas consigo ver a melhor corrida do time em sua curta história, e em um momento crucial.


A Toyota melhorou bastante de Valência pra cá, o que é um casamento (ou não) de um projeto com um tipo de circuito? Fez Trulli com o melhor tempo do fim de semana, mas 2º no grid e Glock em um bom 7º lugar. Tem tudo para fazer grande prova.


Naturalmente a vitória deve ir para as mãos de Barrichello, não há 100% de certeza como sempre, mas tudo caminha para a segunda consecutiva do brasileiro. Tem a sua frente uma Force India, uma Toyota e uma BMW. Em tese é o virtual vencedor da prova, porém Spa é Spa, mesmo não tendo pista molhada, leia-se o treino de hoje.


Menção honrosa para BMW e principalmente para Heidfeld. Que era também alguém em que poucos levavam fé e aí está, 3º lugar no grid, muito bom. Kubica foi bem também e larga em 5º. Foi eles anunciarem o fim das atividades que o carro começou a melhorar, só lembrando que Kubica arrancou no último pit stop da prova em Valência o 8º lugar de Webber.


Alguém que pode estar escondendo um pouco sua face pode ser a Red Bull, andou mal para o que se esperava no treino. Os motores quebralhões da Renault certamente são a resposta, a pergunta que fica é: qual será o comportamento de Webber e Vettel na prova? irão pra cima gastando o motor em um circuito que exige muito dos mesmos, ou farão uma corrida por pódio e pontos? resposta amanhã.


Uma coisinha pode ser respondida até com alguma antecedência, Hamilton, Button, Alonso e Kovalainen ficaram no Q2, em tese a hora em que todos vão de tanque vazio para fazer seus melhores tempos no fim de semana e não conseguiram passar para o Q3. Esse GP está me cheirando resultado surpreendente... se fosse você não perderia!

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

OFF: Prestação de contas / 1 ano de blog!

Não... o blog não acabou. E também não pretendo acabar com ele, pelo menos não por enquanto. Gosto muito desse espaço e acho que tem tudo a ver comigo, afinal são minhas maiores paixões unidas, F1 de berço e música de uns 6 ou 7 anos pra cá, reunidas.

O que acontece é que acabei ficando um tempinho ausente, as vezes por culpa das tarefas (esse ano não está sendo muito bom para mim), as vezes por culpa de quem usa esse computador do qual teclo para vocês, e as vezes por minha causa mesmo, por querer descansar ou então por estar pura e simplesmente desencanado (tocando ou não minha guitarra linda), acontece oras...

É com desgosto que informo que a média de postagens vai continuar baixa. Estou em ano de vestibular, e devo admitir que naturalmente não faz parte dos meus planos um ano de cursinho. Quero entrar em uma faculdade (razoavel, pelo menos...) já para o ano que vem.

O blog me abriu a visão de que gosto de escrever. Acho que me dou bem com palavras, não o bastante para ser um poeta, mas o suficiente para traduzir a realidade nelas de acordo com meu ponto de vista. Falando de forma clara, o blog me abriu a visão de que posso me dar bem fazendo jornalismo, e é para isso que vou prestar o vestibular.

Eu nunca havia ligado os pontos dos meus interesses, mas agora que os liguei acho que eles convergem para isso. Ainda estou longe de ser um grande escritor mas acredito, se estudar para tal, poder me tornar um. Jornalismo é complicado sei disso, mesmo assim me encontro motivado para viver disso no futuro, quem sabe, afinal é algo de que gosto.

Bom, gostaria de agradecer a todos que apoiaram, comentaram, discordaram, leram e entraram aqui no blog. Gostaria de agradecer especialmente aos amigos que fiz na "blogosfera" por meio desse modesto espaço. Ron Groo (acho que falo por todos quando digo que é o herói da "blogosfera"), Marcos Antônio (grande parceiro, gente boa pacas, além de ser o Zé Simão da blogosfera automobilistica), Leandrus (salve salve nosso comércio clandestino de co... err... se eu disser me matam), Speeder_76 (afinal de contas adorei aquela entrevista!) entre tantos outros com que também dialoguei nesse tempo. Muito Obrigado!!!

Vamos aos números desse ano+mês de blog:
Postagens: 258 (com essa)
*Visitas (únicas): 6007
Visitas (total): 9303
Média de visitas por dia: 27
Paises visitantes: 55
Por Semana: 187
(*Poderia ter mais não fosse o outro contador ter dado pau em 2600 e não ter ficado tanto tempo sem um)

Por fim... eu sou um garimpeiro de imagens dos blogs e da internet a fora, e dando uma organizada aqui resolvi postar umas legais aqui:





A proposito, já que isso me parece uma festa, a música não pode faltar:











terça-feira, 4 de agosto de 2009

Assento ejetor


Não vou falar sobre mais do mesmo, Nelsinho Piquet está fora da Renault, uma notícia que não choca nem deixa boqueaberto, era questão de tempo com os resultados que o brasileiro apresentava até a presente data era mais que um fato que isso iria acontecer uma hora, e essa hora finalmente chegou.

Claro, Nelsinho tem lá sua (bela) porcentagem de culpa nisso, errou e errou muito nesse ano e meio no volante da Renault. Há casos em que não há desculpa, como na China esse ano e Cingapura ano passado, Nelsinho foi muito mal.

Briatore apenas usou para o demitir a aquilo que todos víamos na pista, falta de performance de Piquetzito tanto em corridas como em treinos. Principalmente ano passado Nelsinho ficou devendo muito. Digo principalmente pois nesse ano já era visível que Briatore não gostava muito da idéia de ter Nelsinho no time por um motivo muito claro e históricamente um motivo que motivou varias demissões na Renault e na Benetton, a igualdade nos equipamentos.

Brundle, Herbert, Trulli e agora Nelsinho foram vítimas dessa política de Briatore, que tem agora, e sempre teve na cabeça dele um primeiro piloto para o time. Em primeiro caso Schumacher e em segundo Alonso, tinham os melhores equipamentos e todas as prioridades e atenções.

Isso não é uma defesa incondicional ao mau desempenho Nelsinho Piquet mas é um álibe com uma força consíderavel. Afinal competir na F1 já faz muito tempo que não se resume em apenas correr, existe também o ambiente dentro time, que afinal é o que te dá o suporte na pista. Nelsinho junto com mais esses 3 pilotos que citei em certa altura não tinham o apoio da equipe comandada por Briatore.

Conpreensível por agora, simplesmente não dá para ver na Renault dois pilotos com equipamentos iguais, sendo que Alonso é tão cotado para ir para Ferrari e o time francês está na sua pior fase desde 2002. Nelsinho sofreu como eu acho que Grosjean, ou outro piloto que vier, poderam sofrer na Renault, pois será cobrado por resultados imediatos sendo estreante que é, e sem qualquer possibilidade e hipótese de andar no nível de Fernando Alonso. Ou seja: "Ande bem, mas não tanto assim." . Briatore quer segurar Fernando e também quer que o segundo carro pontue e que o piloto não reclame. A situação é complicada, a pior coisa para um piloto, e principalmente alguém que precise mostrar resultados como um estreiante.




O que faz perceber que o segundo assento do time de Briatore históricamente é um "assento ejetor" já que sempre houveram preferências. Não o condeno por isso, afinal ele descobriu grandes talentos e é um chefe de equipe vencedor

Para Nelsinho resta a torcida para que consiga uma vaga em algum time novo para o ano que vem e quem sabe ter uma segunda chance. A primeira já foi e mesmo com o argumento que usei aqui não deixará de ser esperado por um lado se ele não conseguir ter uma nova chance pelo currículo magro