sábado, 17 de março de 2012

Justiça visual


E as linhas harmônicas e prateadas venceram os ornitorrincos/degraus/tubarões do resto. As duas McLarens largarão na primeira fila em Melbourne. Dessa vez, os treinos livres não foram apenas blefe. A McLaren desde sexta-feira vinha com ritmo excelente, e confirmou no qualifying. Carro a ser batido nas primeiras provas? Cedo pra dizer ainda... mas é o melhor começo de Woking desde que Martin Whitmarsh se tornou diretor. Hamilton, tentando esquecer os fantasmas pessoais de 2011, é primeiro (volta que conseguiu na primeira das duas no Q3); Button, depois de errar em sua tentativa, segundo.

As (gratas) surpresas começam já na segunda fila. Um terceiro lugar digno de aplauso de pé em cima do sofá às 4 da manhã de Romain Grosjean, e um animador quarto lugar para Michael Schumacher – sua melhor classificação desde que voltou à F1, e a primeira vez na vida que se classifica à frente de Vettel.

A história de Romain está apenas no começo na F1 e tudo pode dar errado a partir daqui, mas esse terceiro lugar já é digno de filme. O companheiro Kimi Raikkonen, sem se entender com o carro o fim de semana inteiro, foi apenas o 18º (largará em 17º graças a uma troca de cambia de Pérez), o que lhe mais méritos ainda. Boa, francês!

Red Bull's na terceira fila. Vettel não largava fora das duas primeiras filas desde o GP da Itália de 2010, lá se vai um ano e meio. Uma posição diferente, mas não de todo decepcionante. Webber vai ser o quinto, e o campeão apenas sexto. Vejamos o ritmo de prova.

Pra quem achava que a Ferrari já tinha dado amarguras suficientes em 2011, o treino de hoje foi negativamente revelador. Os carros rubros não têm ritmo algum. Massa principalmente. Depois de Alonso, lutando com o carro, rodar e parar na brita no início do Q2 – quando ainda tinha o quarto tempo – Felipe não chegou nem perto. Ficou a homéricos 1.003s de um cara que tem o mesmo carro e deu uma volta lançada apenas. É coisa demais. 12º para Alonso e 16º pra Felipe Massa.

Ótimo treino de Maldonado, em oitavo. Um bom começo pra um time que anda precisando voltar ao pelotão do meio pra frente, a Williams. Bruno Senna só o 14º. Bom treino de Hulkenberg em nono, e um decepcionante de Di Resta em 15º. Esperava mais dos indianos.

Sem as Hispania's no grid, teremos apenas 22 carros largando no Albert Park às 3 da manhã. Os carros do time espanhol nos ensinaram o verdadeiro sentido do termo “chicane ambulante”. Em qual fosse o trecho da pista, todos tinham que desviar. Ficaram a não menos que 1.3s do tempo mínimo para se classificar. Sem cabimento.

Quanto à corrida, difícil prever algo. Com pneus que não se desgastam tanto como ano passado, a receita para uma boa corrida pode não estar em ser conservador. Por outro lado, a tradição da Austrália é ter corridas movimentadas em que o importante é chegar. E com um grid totalmente embaralhado, está aí o dilema pra ser resolvido, cada um de seu jeito, em 58 imperdíveis voltas.

Nenhum comentário: