sábado, 25 de setembro de 2010

Hora extra


Voltamos hoje a meados de 2004. Christian Klien estreava na F1 na defasada Jaguar já no “pôr” de seus momentos sofríveis na categoria. Klien era ali o primeiro de uma série de jovens que a Red Bull colocaria nas pistas da F1 nos anos seguintes.

Era tido como um grande talento. Foi um dos grandes da safra de kartistas da Áustria no fim dos anos 90. Foi para Formulas em 1999, mas só obteve sucesso de fato em 2002 e 2003 quando ganhou o título alemão de Formula Renault e foi vice da Formula 3 respectivamente.

A foto acima, tirada em Montreal, retrata bem como foi o ano de Christian. Seu melhor grid do ano havia sido nessa prova, 10º, mas esse acidente com Coulthard na primeira volta acabaria ali com suas chances de pontuar pela primeira vez na carreira (fato que só ocorreria mais tarde na Bélgica) mesmo assim ainda foi 9º, beneficiado pela exclusão das Toyotas e Williams por dutos de freio irregulares.

Embora tenha sido um ano complicado, Christian abandonou apenas 4 das 18 provas, fazendo assim um bom ano para um piloto estreante dadas as condições do carro R5 e do time da Jaguar que descaradamente direcionava a grande parte de seus investimentos para o carro de Mark Webber, tido como número 1.

O tempo passou, a Jaguar virou Red Bull e hoje o lugar que era de Klien é de Webber. Ironias à parte, Christian teve carro para mostrar de que era capaz em 2005 e 2006. Uma temporada de 2006 fraquíssima fez a Red Bull trocá-lo por Robert Doornbos que já havia corrido na Minardi um ano antes.

Para Klien depois de anos como piloto de testes ficaria evidente que apenas um milagre o colocaria novamente competindo em um GP na F1. E ele aconteceu nesse fim de semana (se é que se pode chamar uma patacoada dessas de milagre). Klien correrá no HRT da câmera vermelha (melhor falar assim, já que não dá pra ver patavinas do número) domingo. Apenas figurará numa corrida de vital importância para o mundial. Verá de perto, enquanto dança com sua Hispania nas ruas de Marina Bay, aquilo que esperamos que seja um espetáculo melhor que os 2 últimos anos em Cingapura. E de certo deve ser.

Um comentário:

Pedro disse...

Porque ele e não o Chandhok? E King, posso divulgar meu blog aqui? Gostaria que você lesse também, aquele post que eu te mandei, agora foi ao ar. >>> http://sportstour.wordpress.com/2010/09/24/na-asia-comecaste/ <<< abração!