O início
de 2012 promete ser um duelo sobretudo interno, pelo que se viu na
Austrália. Se ontem nos perguntávamos se a McLaren tinha o carro do
ano, hoje sabemos que tem. Pelo menos até que a Red Bull ou a
Mercedes cheguem, ou que a Ferrari consiga fazer um milagre (como
disse, um milagre). Para as próximas três corridas, no leste e
meio-leste globais, a ordem (acho eu) não mudará, ainda que
passemos por autódromos totalmente diferentes de Melbourne – como Sepang, Xangai e Sakhir.
Teremos o duelo do
racional Button, contra o agressivo Hamilton. A “fotografia do fim
de semana” mostra muito bem as respectivas características.
Hamilton, aguerrido, deu uma volta fantástica na primeira tentativa
do Q3 e fez com que ninguém chegasse perto de sua pole. Na corrida,
Button largou melhor e bateu Hamilton sistematicamente no início da
prova, colocando de três a quatro segundos rapidamente e controlando Lewis, que, por sua vez, abusou dos pneus no segundo stint da prova, quando estava
10 segundos atrás de Button graças a Sergio Perez, em tática diferente.
Quando se livrou do
mexicano, Hamilton colocou voltas fantásticas meio segundo mais
rápidas que Button. Seus pneus traseiros não aguentaram, e o azar
fez com que perdesse o segundo lugar para Vettel num inoportuno
Safety Car. Foi só primeira luta, virão outras batalhas para Lewis se
redimir. Resta saber se o clima de amizade entre os dois continuará reinando.
Enfim, Button primeiro,
Vettel segundo e Hamilton terceiro. Um pódio sem muitas novidades,
depois de uma classificação embaralhada. Webber foi quarto, mesmo
enfrentando problemas após toque com Hulkenberg na largada, e Alonso
– tirando um navio da cartola – foi quinto.
Grosjean, Maldonado e
Schumacher, grandes surpresas do grid, não chegaram. Os dois
primeiros aprontaram. Da primeira vez juntos: Um toque de corrida que
quebrou o eixo dianteiro de Romain no início da prova. Da segunda: Maldonado, sozinho,
na última volta, tentando alcançar Alonso “errou no pé” e
encheu a parede depois de rodar. Um sexto lugar que era certo para a Williams, que, mais do
que nunca, estava precisando. Schummy era terceiro, mas um problema no câmbio lhe tirou um ótimo resultado que poderia vir a conquistar. Pelo menos sabe agora que a Mercedes tem um carro capaz.
Melhor, sobretudo, para
Kobayashi e Raikkonen. Oportunistas, além de aproveitar esses
azares, viram na última volta um incidente entre Rosberg e Pérez
(que não poderei comentar pelo fato da TV do BBB ter cortado para
uma mensagem inadiável de seus patrocinadores) e foram sexto e
sétimos, respectivamente.
Pérez oitavo,
Ricciardo nono e Di Resta – arrancando na última curva o primeiro ponto de Vergne, na primeira prova do francês na F1 – décimo. Aliás, quando vemos
Daniel Ricciardo em nono, é fácil esquecer de um fato. Bruno Senna
e Felipe Massa estavam à frente do australiano quando se acharam na
curva 4. Podiam ter pontuado. Um fim de semana horroroso pros dois; especialmente para Massa, que vê Alonso já há 10 pontos de
distância no mundial, e seu ritmo de corrida hoje nem de longe lembrou o do espanhol.
Próxima corrida,
semana que vem, Sepang. Lá, provavelmente, teremos algo menos
atípico para avaliar melhor o panorama. Não fosse o Safety Car, as McLaren teriam despencado na
frente sem chance pra ninguém. Veremos se confirmam o favoritismo
nos autódromos permanentes pela primeira vez daqui sete dias.
4 comentários:
eu diria que foi uma grande corrida, mas pr amim não foi. Um sexto lugar seria como uma vitória, mas o erro do Maldonado doeu. Ele é rápido, só falta ser menos desmiolado. Enfim, a McLata é o time a ser batido nessas corridas asiáticas, mas a Red Bull deve chegar.
Vou dizer uma coisa... Hamilton não é arrojado, é estabanado.
Ele detona os pneus demais, arrojo tem haver com precisão nas decisões, e ele faz o contrário, decide no sopetão.
Algumas vezes vai dar certo, mas na maioria vai se fu... Como tá acontecendo desde que Button chegou.
ótimo texto..........por favor, dê uma olhada no meu blog :
http://cadernosdevelocidade.blogspot.com.br/
Button vem mostrando a cada ano que passa uma melhora no jeito de pilotar que agrada muito.
Abraços.
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