sexta-feira, 24 de julho de 2009

Head Ache: as opiniões do Asno [4]


Os treinos livres de hoje em Budapeste não fugiram da regra do resto do ano, ou McLarens ou Rosberg na ponta, e nada melhor para ilustrar o que foi esse ano ás sextas-feiras do que os dois juntos hoje na frente. Dobradinha da McLaren com Rosberg em 3º, nada que vá causar alvoroço pois treinos de sexta-feira são sempre assim, não dizem absolutamente nada.

O que motiva esse post vem lá do fundo da tabela de classificação, mais precisamente do 20º lugar. O espanhol de apenas 19 anos Jaime Alguersuari, que hoje ficou em último nas duas sessões, faz sua estréia na F1 nesse domingo. Muito cedo para um alguém que se quer ouviamos falar na pré-temporada como aspirante a vaga de títular em algum time.

Seu passado não é grandioso. Está certo, no ano passado foi o mais jovem campeão da F3 Inglesa, com certeza o 2º dos títulos mais importantes antes de chegar a F1, perdendo apenas para GP2. Título que lhe rendeu a super-licença da FIA, o que diz que ele está apto a dirigir um F1. Porém nesse ano na Telofonica World Series sai da temporada passadas 11 corridas e sem nenhuma vitória nem pole position, numa modesta 8ª posição no campeonato.

No meu ver, esse ano seria de adaptação um degrau acima, numa categoria teóricamente um pouco mais forte que a F3. Porém mesmo práticamente sem experiência nenhuma ele é convocado para a STR substítuir um tetra campeão de Champ Car que não vingou, Sebastien Bourdais.

E tomando por base essa decisão devo acrescentar que o francês além de não ter vingado dentro da pista não era um cara muito bem visto pela equipe fora dela. Não devia ter aquele carisma que normalmente acaba abrindo algumas portas na vida, assim desse modo selando um pouquinho seu futuro na F1. Sebastien era apenas alguém de currículo bom que estava que estava a procura de vaga na F1 e conseguiu. Afinal sendo ainda francês (uma dinastia de pilotos infelizmente em declinio) e ainda com resultados tão bons em circuitos mistos, quem não o contrataria em 2008?

Mas a verdade que se revelou não foi das melhores para ele, somou pouquissimos pontos em 2008 (muitas vezes por azar, é verdade) e em 2009 vinha atrás do novato Buemi no campeonato, e também, é preciso dizer, largando várias vezes atrás do suíço, e quatro vezes marcando o último tempo nos treinos.

Enfim, Alguersuari vai ter muita dificuldade para se adaptar, seu começo já foi muito difícil, nos dois treinos foi o piloto que mais deu voltas e mesmo assim nos dois ficou a 1.9 do 1º colocado e levando tempo de Buemi principalmente na 2ª sessão, cerca de 0.8s.

Se Alguersuari dará certo, ficamos a ver. Tempo ele vai ter, tem apenas 19 anos, o grande revés é estreiar em uma temporada na qual os testes são tão escassos.

Nenhum comentário: