segunda-feira, 20 de setembro de 2010

And the trophy goes to... (Parte 1)

Ano que vai acabando, temporada que vai chegando ao fim. 2010 vai morrendo mas ainda deixa acesa a disputa de um título que ao que indica será um épico do esporte a motor. 14 provas cumpridas, 5 restantes, 5 pilotos... um só levará a glória de ter seu nome esculpido na história sendo campeão da F1 em 2010.

Mark Webber era até o GP da Espanha um cara que poucos acreditavam que poderia sequer ajudar Vettel a ser campeão. Nunca foi um primor de piloto, nunca brilhou durante sua carreira. Tivesse mais idade críticos já o estariam dando como piloto aposentado em atividade. Fato é que logo após o GP da China já se comentava a saída do canguru pela porta dos fundos da Red Bull no fim do ano. Porém a partir da prova seguinte em Barcelona a história que vimos tomou contornos de uma pilotagem magnífica e consistente. Os poucos erros cometidos pelo australiano ratificam seu belíssimo mundial. O piloto mais constante da temporada foi também quem mais venceu, 4 vezes. Pode até não ser o campeão no fim das contas, mas o Webber de 2010 provou que já é um vencedor por fazer todos reverem seus conceitos sobre ele.

Button é o primeiro dos postulantes que, na minha opinião só tem chances matemáticas. Começou o ano relativamente bem, muito embora ache que suas vitórias foram mais conseqüência de condições adversas do que de exímia pilotagem. Tem a seu favor o fato de ser um piloto muito seguro e que erra pouco, porém tem em contrapartida essa própria segurança que as vezes se torna falta de performance, sendo traduzida em grids horrorosos e corridas discretas. Mesmo assim, tem, como Webber, a constância como poderosa aliada. Mas para ser campeão Jenson vai ter que fazer mais do que anda fazendo. Algo que a corrida de Monza pode muito bem tê-lo inspirado a fazer.

Um comentário:

Ron Groo disse...

É uma boa aposta o Webber, e claro a segunda opção de Button também. Mas eu não ouso ignorar Hamilton...
Campeonato belo este.