sábado, 24 de setembro de 2011

Nada a acrescentar


Duas Red Bulls, duas McLarens, duas Ferraris, duas Mercedes, duas Force Indias. Este foi o treino em Marina Bay. Simplesmente não tem o que dizer. Falar o quê? Que Vettel é o maioral, que pode ser campeão amanhã? Todo mundo já disse isso nas duas últimas semanas. Esse treino não valeu quase de nada. O que é, na verdade, um paradoxo interessante. Enquanto as corridas são fantásticas e muito bem disputadas, os treinos são previsíveis e chatos. Tudo em nome de poupar pneus tendo em mente a corrida. Algo se precisa fazer nas regras, de fato.

Nesses dez primeiros tudo seguiu a ordem normal, fora Button se classificando a frente de Hamilton, em terceiro; num erro dos mecânicos de Lewis ao reabastecer seu carro no fim do Q3. Perdeu tempo e a tentativa. Destaque para as Force Indias, que, pela primeira vez no ano, colocaram seus dois carros no Q3. Depois de um início de ano decepcionante, Sutil e Di Resta vêm fazendo suas honras.

Bruno Senna vai ganhando mais e mais destaque na F1. Hoje, com um carro pouco competitivo, colocou (sob muita pressão) pouco menos de um segundo no companheiro Vitaly Petrov no Q1, fazendo o russo sequer passar pro Q2. Essa era a oportunidade que Bruno precisava. Está fazendo um excelente trabalho, e, se conseguir se manter na pista sem cometer erros pelo extenso GP de Cingapura amanhã, poderá chegar aos pontos de novo. 15º, enquanto Petrov apenas foi o 18º.

De negativo Kobayashi, que errou na famosa chicane da curva 8 e chapou seu Sauber na parede. Criou-se muita expectativa sobre Kamui, agora ele nem de perto lembra suas grandes atuações do inicio desta temporada e fim da passada. O que aconteceu? Não sei. Só sei que o japonês pode bem mais.

Com possíveis acidentes, devemos ter uma corrida agitada em Marina Bay amanhã. A prova é longa e das mais cansativas do ano; além disso, os pneus super softs em Cingapura não têm aguentado bem. Vettel pode estar muito rápido, mas nunca se sabe – uma largada ruim pode fazer tudo ruir. Do mesmo modo como uma largada boa de Alonso e um bom consumo de borracha podem fazê-lo chegar ao pódio e adiar por uma prova o bi-campeonato de Sebastian. Vettel vai ser campeão, mas amanhã ainda não depende só de si.

Em suma: tudo na prova é imprevisível. E isso, nesse ano, tem sido sinônimo de corrida boa. A ver.

Em tempo, leiam o que Mario Andretti escreveu no Twitter: "In my opinion in order do give #F1 drivers extra incentive in qualifying, award 1 point for pole and 2 if fastest in all 3 sessions." - Escutem a lenda.

P.S.: Não esse da foto não é o Vettel.

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