quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Adeus Honda


A Honda anunciará nessa madrugada que em 2009 não fará mais parte do circo da F1. Pois é... esses são os horrores de um mundo globalizado, eles não pagam suas contas nos EUA e mais cedo ou mais tarde a conta vem pra mim, pra você e vai passando de mão em mão.

Uma montadora que começou o ano com duas equipes na F1 acabará esse ano de 2008 totalmente fora da categoria, uma ausência completa que não acontecia desde 1983.

É muito triste para a F1 ter apenas 18 carros no grid depois de uma temporada sendo essa como foi. Vendo esse panorâma logo constata-se que Mosley estava mesmo certo quando em meados de 2003/2004 dizia que as montadoras não passam de "arroz de festa" na F1. Quando está tudo bem elas estão lá, quando pinta qualquer zebrinha já vão embora, logicamente, não que isso seja uma zebrinha, mas a Honda práticamente não fez esforço algum em ao menos tentar arranjar algum patrocínio forte para bancar suas contas até que as coisas se estabilizassem, o que evidência que estvam nessa só para aparecer mesmo, como o profeta assanhadinho disse.

Enfim, isso é muito ruim para 4 pilotos no meu ver, Jenson Button, que está desempregado e não fez uma boa temporada em 2008, Rubens Barrichello, que vinha lutando por sua permanência na F1 e agora precisará de um milagre para continuar na categoria, Bruno Senna, que vê ai uma vaga em potêncial se fechando e diria também Takuma Sato, mesmo embora esteja mais para a Toro Rosso, já que o niponico pelo que me consta não tem um patrocínio forte, e se apoiava na Honda para conseguir uma vaga na Toro Rosso já que existiam boatos que a montadora póstuma poderia equipar com seus motores os carros da Toro.

Já falei que isso é ruim para a F1, mas isso também é preocupante para o futuro, já que a Honda deu a deixa e não dúvidaria que mais alguém daqui a pouco tempo não faça a mesma coisa. Além da Toro Rosso que está leiloando seus assentos pára o próximo mundial, colocaria a Toyota e a Renault como equipes que perigam. A Toyota por também como a Honda gastar milhões sem retorno e a Renault porque sempre ameçou sair no entra ano sai ano.

Será que alguém comprará a Honda? Barrichello, Senna e Button, para onde irão? A F1 terá mesmo só 18 carros, com duas pistas (Montreal e Magny-Cours) de fora? Petrobras ficará sem destino? E Ross Brawn e Nick Fry vão pra onde? Sistema de medalhas?!?!

Respostas para essas perguntas nos próximos capítulos dessa novela de terror para os fãs da F1... :/

Algumas fotos da Honda nesses apenas três anos de equipe:






Nenhum comentário: