domingo, 10 de maio de 2009

Jenson e Brawn: O novo Dream Team


Ele, o homem a ser batido, Jenson Button com outra atuação gênial venceu o GP da Espanha em suas 66 voltas. Corrida ganha na esperteza de Jenson + equipe para ultrapassar o ingênuo Barrichello nos pits. Quem sabe, ou então assiste F1 já há algum tempo poderia supor que depois de 6 voltas atrás de Safety Car uma estratégia de 3 paradas de box já poderia não ser a mais vantajosa. Pois bem, Barrichello não supôs isso e continuou com sua primeira estratégia. O plano A seria o que sepultaria sua corrida brilhante desde a bela largada, na qual superou Vettel e o companheiro Button na primeira curva por fora. Enfim, logo após a 2ª parada na qual antes havia aberto apenas 15 segundos para Button voltou atrás de Massa e Vettel, desse modo Rubens foi tendo seu ritmo ditado pelos dois carros que vinham a frente, mas de qualquer maneira nunca esteve em posição de ataque. Não deu outra, Button parou na volta 48, e Rubinho duas depois, voltou 8 segundos atrás. Vitória na moral, e por mais incrivel que isso pareçesse, já vai pintando um virtual campeão...

Barrichello foi o típico 2 novamente. Tinha a corrida a sua disposição, a perdeu por pura falta de estratégia coletiva, achou que ninguém tentaria tirar sua vitória e desconsiderou do seu plano de prova as primeiras voltas atrás do Safety Car. Sinceramente não sei se a mudança de estratégia já significa um favoritismo da equipe para Jenson, algo para vermos na declarações logo mais. Para sua sorte Vettel ainda não o ultrapassou no campeonato senão já estaria resignado definitivamente ao seu antigo posto nos anos de Ferrari, mas infelizmente ainda...

Webber foi 3º colocado, talvez em sua melhor apresentação na F1. Depois de na relargada fazer uma excelente re-ultrapassagem em cima de ninguém menos do que o bi-campeão do mundo piloto da casa Fernando Alonso, usou uma estratégia parecida com a que deu a vitória a Jenson Button, fez um grande segundo stint mais longo e mais rápido que Massa e Vettel,e ao fim ficou com o 3º, grande prova do australiano.

Vettel, 4º, foi completamente apagado desde a largada, quando, a exemplo do Bahrein, largou mal novamente. Foi ofuscado, quem diria, por Webber piloto no qual ninguém apostava um centavo. Será que alguém já está sentindo a pressão?

A Ferrari... ah coitados dos tiffosi esse ano! Massa fez grande apresentação, largou melhor que Vettel e entrou na primeira curva em cima da asa traseira de Button. Vinha em 3º até que a esperta estratégia de Webber o tirou do pódio, porém antes disso em sua última parada nos pits a Ferrari, como de praxe, errou. Colocou menos combustível do que Massa precisaria para completar a corrida. Acabou em 6º, ultrapassado que foi por Vettel e Alonso, depois de praticamente andar 8 segundos menos que todos na pista. Raikkonen vinha em 10º quando teve problemas em seu acelerador, abandonando. Além disso seu KERS já havia abrido o bico antes. Corrida para esquecer... de novo.

Heidfeld foi 7º somando agora 6 pontos no campeonato para zero do companheiro Kubica que foi 10º. Mais uma vez o polonês sequer apareceu na prova. Começo de temporada decepcionante para BMW.

O herói local Alonso foi 5°, mais uma vez mostrando o piloto completo que é. Com um carro enormemente inferior aos outros da concorrência havia se firmado no sexto lugar até o problema com Massa. Grande prova também do espanhol. Nelsinho foi o mais apagado da prova, não apareceu em destaque na transmissão uma só vez, 12º para ele. Ao menos não cometeu nenhum erro.

A grande cena do dia certamente foi o acidente que trouxe o Safety Car a pista na segunda curva quando Trulli foi empurrado por Rosberg para fora da pista voltou e foi acertado por Sutil que vinha pela área de escape de dentro. Resultado ou não dessa batida Bourdais subiu em cima do chará Buemi, tirando os STR gêmeos da corrida logo no começo.

A McLaren talvez tenha feito uma de suas piores apresentações na história. Kovalainen já no começo teve problemas com câmbio e Hamilton foi jogado fora da pista por Nelsinho na largada e sofreu logo após com os detritos da batida na 1ª curva, depois tentou ainda galgar pontos por seu o carro mais pesado da pista, tentou, pois seus pneus não resistiram o que fez Lewis perder muito tempo, ficou em 9º.

Em 8º ficou o bravo Rosberg. Boa corrida do alemão que vai dando um banho em Nakajima, piloto que se quer ouvimos falar hoje.

A corrida foi boa e bem disputada, as ultrapassagens não ocorreram, mas mais por conta do circuito que não permite do que por outra coisa. Enfim, esse circuito de Barcelona é mesmo um porre, ficou hoje prova de que não se da para passar ninguém. Duas semanas e o mais tradicional dos GPs, Mônaco!

Classificação:
1°. Jenson Button (ING/Brawn), 1h37min19s202 (66 voltas)
2°. Rubens Barrichello (BRA/Brawn), a 13s056
3°. Mark Webber (AUS/Red Bull), a 13s924
4°. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), a 18s941
5°. Fernando Alonso (ESP/Renault), a 43s166
6°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 50s827
7°. Nick Heidfeld (ALE/BMW), a 52s312
8°. Nico Rosberg (ALE/Williams), a 1min05s211
9°. Lewis Hamilton (ING/McLaren), a 1 volta
10°. Timo Glock (ALE/Toyota), a 1 volta
11°. Robert Kubica (POL/BMW), a 1 volta
12°. Nelsinho Piquet (BRA/Renault), a 1 volta
13°. Kazuki Nakajima (JAP/Williams), a 1 volta
14°. Giancarlo Fisichella (ITA/Force India), a 1 volta

3 comentários:

Ron Groo disse...

Não sei se são o Drean Team, afinal não sabemos até onde vai a grana deles para poder continuar mandando nas corridas.
Mas que no momento eles são "o cara" como diria Obama. Ah eles são!

Felipão disse...

Só podia se esperar isso do cara que inventou vareus termos, como aquele de levar as crianças pra casa. Mudar de A pra B,,,

e nessa o Barrica se deu mal...

J. ARCE disse...

El n ombre de tu blog, ¿tiene algo que ver con la canción de Deep Purple?