domingo, 26 de julho de 2009

A volta da verdade?


Hoje também vou dividir o post em 2, um falando da corrida outro da punição absurda dada pela FIA a Renault.

Lewis Hamilton volta a vencer, 10ª vitória na carreira a 1ª no ano. Quem diria, há duas corridas atrás ele lutava para não chegar em último, e agora convencendo ele consegue uma bela vitória, que quem sabe pode marcar a volta da nova/velha F1. Acende novamente sua chama no campeonato mundial na disputa pelo título de "The best of the rest" com Kimi Raikkonen, Nico Rosberg e Felipe Massa. Já não vejo mais Trulli, e nem Alonso com chances de levar esse "caneco" pra casa. A disputa deve ficar entre esses pilotos.

A McLaren fechou o bom dia com Kovalainen em 5º, grande resultado para o time inglês, e 1ª vitória de Whitmarsh no comando da equipe.

2º lugar, mas também com uma excelênte corrida, o geladão Kimi Raikkonen. Com muita propriedade, pois ganhou a posição de Webber no box e não só ficou em 2º como abriu do australiano da Red Bull. Por aí dá pra ver como poderia ser boa a corrida de Felipe Massa na Hungria.

Já começo a achar que o Kers pode ser uma bela carta na manga das equipes que o desenvolveram. Agora teremos Valência e Spa-Francorchamps, duas pistas de velocidade média mais altas do que Hungaroring. Teóricamente os pilotos com Kers podem ter vantagem maior ainda, é bom ficar ligado...

A Red Bull decepcionou, Vettel mesmo tendo a desculpa de largar do lado par da pista, largou muito mal e quebrou depois ainda. Sebastian precisa controlar-se mais e concentrar-se mais na minha opinião, mas ainda assim é rápido. Webber teve um desempenho bem inconstânte, largou bem, e quando todos achavam que tinha a corrida na mão, levou uma ultrapassagem de Hamilton na 5º volta e depois não conseguiu mais chegar no inglês, mesmo assim ficou em 3º e com a volta mais rápida.

A Brawn vai de mal a pior, Jenson Button claramente insatisfeito com o time vive sei inferno astral, uma 7ª posição com um gosto ácido para alguém que vê seu campeonato a cada dia mais ameaçado. Será que o dinheiro acabou?

Barrichello poderia pontuar, mas caiu na largada de 12º para 18º. Apartir daí apenas algo muito anormal para colocá-lo nos pontos, não houve e ele foi 10º.

Resalto aqui a corrida de dois pilotos, um Nico Rosberg, que já virou habituê da zona de pontos, um belo 4º lugar. E Timo Glock que foi muito bem economizando seus pneus na corrida, chegou num belo 6º lugar depois de alinhar em 13º.

Alonso não tinha nenhuma gasolina em seu tanque como o previsto depois do treino de ontem. sofreu depois de um pit mal feito pela Renault mas disso falo depois. Nelsinho poderia ter pontuado mas teve um meio de corrida fraco, 12º lugar para ele.

Jaiminho (ou Raiminho, para os chatos de plantão), chegou ao fim da prova, o que foi muito bom para ele, era o que tinha que fazer o que esperavamos que fizesse. Vejamos, ele pode ter alguma qualidade, mas não acho que deveria correr o resto do ano, se fosse eu Franz Tost tentaria colocá-lo em alguma equipe da GP2 para testá-lo. Ainda me parece um tanto precoce para começar a correr sériamente na F1.

3 semanas de férias e o campeonato pega fogo (quem diria? é por isso que adooooooro F1). Vejamos se Ferrari e McLaren só foram fogo de palha ou vieram para ficar. Esse campeonato mais parece uma metáforfose ambulânte.

3 comentários:

Ron Groo disse...

O troféu não parece um ovão?

Se é o retorno da verdade eu não sei, mas que da um belo nó no campeonato, ah dá...

Leandrus disse...

Cara, também achei o Kers totalmente decisivo hoje. As primeiras posições de Hamilton e Raikkonen foram devidos ao uso esse equipamento, que fazia tempo que não se mostrava tão útil.

Quanto ao Vettel, acredito que o alemão esteja passando por um momento que outros grandes pilotos como Senna e Schumi já passaram: na condição de favoritos muito cedo, erraram bastante e tiveram que usar isso para aprender. Isso é fase, e quando ele aprender com os erros, não tenho dúvidas de que ele vai se tornar um piloto top, capaz de disputar títulos e tudo mais.

Ateh!

Marcos Antonio disse...

é a corrida foi boa, a McLaren venceu e a Brawn se continuar ruim, tem que torcer pra eles continuarem a tirar pontos da Red Bull. e a Williams vai vencer uma!