domingo, 25 de setembro de 2011

Vazio


E tem o que dizer hoje? Vettel venceu, só. Ah, sim: Saindo da pole, de ponta a ponta. A única disputa na pista por algo que valia alguma glória aconteceu nas últimas voltas. Button – em segundo – fez de tudo para tirar do alemão da Red Bull a volta mais rápida da prova. E conseguiu. Mesmo depois de Sebastian por vezes cravá-la muito abaixo do tempo que o resto virava. Assim, Jenson saiu vitorioso desta batalha.

Mas olhe só, gastei a abertura do texto narrando a brilhante disputa nas últimas voltas... pela volta mais rápida da prova. Isso diz muito sobre a corrida. Da pouca movimentação que se teve nos primeiros lugares. E até mesmo pelos intermediários - poucas ultrapassagens daquelas que vimos valiam algo mesmo. A grande maioria se deveu a diferenças nas estratégias de paradas de box; o cara que está com "mais pneu", passando aquele que ainda não fez a parada.

Quem foi bem mesmo e chegou dando até um calor em Vettel no fim da prova foi Button. O inglês se apresenta como grande força para conseguir o vice-campeonato no momento ao lado de Mark Webber (Button pelo braço, Webber pelo carro, claro). O australiano da Red Bull sequer ameaçou Jenson a prova toda tendo o carro que tem. Chegou a estrondosos 27,5 segundos da disputa pelo primeiro lugar, depois de largar muito mal de novo. Digo que Webber, pelo que mostra, não merece nem terceiro lugar no campeonato.

Massa teve sua corrida prejudicada por um toque de novo, dessa vez com Hamilton, que largou mal. Furou seu pneu e teve que se contentar com o nono lugar no fim da prova. Hamilton, muito mais agressivo, chegou em quinto mesmo tendo que trocar o bico e pagar um Drive-Through justo pela manobra.

Force India fazendo a primeira chegada dupla nos pontos desde a Austrália. A evolução do time é notória, e têm tudo, pelo andar da disputa, para despachar a Sauber entre os construtores. Hoje, Sutil – que, por sinal, deixou Di Resta passar estranhamente durante a prova – passou o inalcançável (é, já foi) Kobayashi e seus 27 pontos no campeonato. Definitivamente a Sauber perdeu o gás. Di Resta 6º, Sutil 8º.

Não há mais muito o quê dizer sobre a prova. Teve Safety Car? Teve. Batida de Schumacher em Pérez que fez o alemão decolar. Fora isso, mais nada. Vettel está a um 10º lugar do título, o que significa que Button é o único com chances de tirá-lo do alemão. Tem que torcer para Vettel não fazer mais pontos nas cinco últimas provas, vencendo todas elas. Nem milagre.

O templo de Suzuka no Japão conta os dias para ver outro campeão ser coroado por lá. Como tenho dito desde o início do ano, merecido. Quanto ao GP, fica um vazio. Não tem o que se dizer de palpável dessa prova. Triste.

#Na foto, Di Resta. Destaque de hoje.

Um comentário:

Ron Groo disse...

ao menos veremos Suzuka consagrar novamente um grade campeão.