sábado, 29 de outubro de 2011

"Quando quero, eu faço"



Virou uma coisa voluntária. É só Sebastian Vettel fazer questão, que ela vem. Ela – a pole position – mais uma vez é dele. 28ª na carreira (empata com Fangio), 13ª no ano (está a uma do recorde de 1992 de Nigel Mansell). A acrescentar? Mais nada.

Em segundo teríamos Hamilton... teríamos, porque o inglês (e também Sérgio Pérez, da Sauber) perdeu três posições no grid de largada, depois ignorar bandeiras amarelas no primeiro treino livre de ontem. Vai sair de quinto, mas pode surpreender amanhã. Quem vai sair em segundo é o companheiro de Vettel, o insípido, incolor e inodoro canguru Mark Webber; atrás de um vice-mundial como se fosse algo grandioso pra quem tem um carro como o RB7. Simplesmente obrigação.

Button, num treino meio apagado (teve que usar pneus moles para passar do Q1), foi o quarto, e Alonso, num bom dia, vai sair em terceiro lugar. Azar de Massa, o único que não ganhou a posição de Hamilton dos grandes, graças a uma quebra (bem estranha, diga-se) de suspensão depois de passar em cima de uma “tartaruga” numa zebra na curva 8 e ir à caixa de brita na 9.

Outro excelente treino das Toro Rosso’s, chegando ao Q3. Buemi - pelo numeral 18 - sai em nono e Alguersuari - com o 19 - em décimo. Sutil, no primeiro GP de casa de sua equipe, sairá num bom oitavo. (Cabe o parêntese: Algo tem que ser feito imediatamente para que as últimas posições do Q3 não sejam mais definidas pelos números dos carros)

Treino ruim de Kobayashi e Bruno Senna. Koba nem de longe lembra aquele piloto que era no início da temporada. A Sauber decaiu, e o japonês, muito mais do que Pérez, sentiu o baque – não pontua desde Julho. Senna também não anda tendo mais a mesma força. Depois de grandes performances nos primeiros treinos, o sobrinho não anda mais fazendo por onde; assim – com dois pontos na tabela apenas – vai ficar difícil lutar por vaga na Renault.

Enfim, não consigo fazer prognósticos para a corrida. Deve ser movimentada, mas nem tanto pelo desgaste de borracha, já que a Pirelli levou os compostos duros. A pista tem grandes retas e duas zonas de ativação do DRS (reta dos pits e depois da curva três), devemos ter bastante ultrapassagens, o que deve embolar bastante a corrida. A pista tem grandes áreas de escape, o que torna difícil um acidente que precise da intervenção do Safety Car.

O desenho do circuito: Não é um tabuleiro como Yeongam, pelo contrário, tem um relevo bem acentuado. É uma pista seletiva, mas cheias de área de escape de asfalto. Tem curvas travadas e partes rápidas onde a aderência aerodinâmica manda. Em suma, um tilkódromo com aclives e declives. Que não esperemos algo muito épico.

Obs: O salve do dia vai para Trulli e seu capacete em homenagem a Simoncelli. A F1 não é um meio tão frio e seco, afinal...

Um comentário:

Ron Groo disse...

O casco do Trulli foi realmente o mais bonito do fim de semana...

Mas a corrida decepcionou um pouco, na média nota 6