domingo, 30 de outubro de 2011

Resumão


Vitória; 11ª vez no ano; ponta a ponta; terceiro hat-trick na carreira. Esse foi o GP da Índia para Sebastian Vettel, o piloto do ano. O piloto que “vestiu” de forma perfeita um carro perfeito; o piloto que vai chegando onde, depois de Schumacher, poucos – ou ninguém – imaginava ser “humanamente possível”. Enfim, o piloto que tirou a graça da F1. Sua vantagem para Button, segundo no mundial, é de esmagadores 134 pontos; ou seja, Button está a cinco vitórias e um quinto lugar do alemão bicampeão do mundo. Impressionante.

O próprio Button também fez uma corrida competente. Depois de treinar mal, largou normalmente, se aproveitou de erros de Alonso e Webber nas primeiras curvas e assumiu o segundo posto pra não largar mais. Alonso conseguiu capitalizar um pódio depois de uma estratégia ruim/má condução de Webber, que trocou para os pneus duros antes da hora e perdeu ritmo. Por sinal, com um carro como o RB7, andar como Webber tem andado é simplesmente inaceitável.

Em quinto veio um dos grandes nomes do dia, Michael Schumacher. Saindo de 11º para oitavo na largada, o alemão lembrou os bons tempos de voltas alucinantes antes do pit stop, e roubou do companheiro Nico Rosberg o quinto posto - que abre briga interna na Mercedes pelo sétimo lugar no campeonato de pilotos. Cinco pontos a diferença.

Massa e Hamilton tiveram encontrão pela quinta vez no ano. Contando: Mônaco, Inglaterra, Cingapura, Japão, e agora Índia (esqueci alguma?). Hoje, a impressão foi de que Massa viu Lewis, e jogou seu carro na tangência da curva na intenção de que o inglês tirasse seu McLaren e desistisse da disputa na freada. Hamilton não fez isso, e Massa o fechou. Culpa total de Felipe, que levou um justo drive-through.

Mas Massa ainda faria mais. Depois de errar ontem na curva 8 e quebrar sua suspensão dianteira direita, hoje foi a vez errar na 9 e quebrar sua suspensão dianteira esquerda da mesma forma, na “tartaruga” de dentro da zebra. Outra corrida péssima para Felipe Massa em 2011.

Boa prova de Jaime Alguersuari, em oitavo, e Sérgio Pérez - que numa tática bem inusitada, largou de pneus duros, fez uma volta, foi ao Box e usou o resto da prova pneus macios. Décimo lugar para o “mexica”.

O herói da casa, Karthikeyan, foi show à parte. Tocou Trulli na curva três na primeira volta e levou bronca de três pilotos diferentes (pelo menos que a TV pegou: Pérez, Senna e Webber) durante a prova por não sair da frente com sua carroça Hispânica. É...

Não foi um épico o primeiro GP da Índia. Mas teve lá sua graça, na minha opinião. Foi também um belo resumão do que foi esse ano. Vettel sobrando na ponta, Button e Alonso sólidos mais atrás, Webber devendo bastante, Hamilton tendo problemas e azares em, sobretudo, disputas, e Massa sempre aquém das previsões. Se foi uma corrida em clima de amistoso, pelo menos deu pra sintetizar uma temporada que parece que vai soar meio apagada em um futuro não tão distante.

Nenhum comentário: