terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Plágio(s)?

A notícia já está meio velha, mas é algo que tenho de comentar aqui. Joe Satriani está acusando o Coldplay de plágio por seu mais novo sucesso "Viva La Vida", que inclusive está rolando na novela das 8 na Globo, como constatei na Sexta-Feira. A música de Satriani está no disco "Is There Love in Space?", de 2004, e chama-se " If I Could Fly".

Satch, quer no processo ser compensado por danos e receber todo o lucro da música que, inclusive está sendo indicada a 2 Grammys.

O Coldplay se pronunciou hoje em seu site oficial, e disse:"Joe Satriani é um ótimo músico, mas ele não compôs ou influenciou a música 'Viva La Vida'. Nós pedimos respeitosamente que ele aceite nossa afirmação e desejamos o melhor em todos seus trabalhos futuros".

Bem esse só o começo da história, agora os ingleses terão que aguentar outra corneta, a de Alizée (muito prazer!), cantora francesa que também está acussando-os de plágio, música "Je'n Ai Marre" de 2003.

Bem, encontrei 2 vídeos na Internet podem fazer você tirar sua conclusões, lá vai:
Esse é de Satriani:


Esse é o da mocréia:


Andamento bem diferente o dessa música e melodia totalmente nada a ver.
Quanto ao de Satriani Chris Martin e Cia. terão de se explicar e serem bem convincentes, pois a música é igualzinha e até mesmo o tom e a melodia são iguais. Quanto a tal francesa vinda do sub-mundo, não acredito que dê em nada. Também, ainda nem abriu processo, e acredito que se pensar melhor não gastará seu tempo nem seu dinheiro com tal baboseira.

Nesse meio de Psy, Tecno, House...(alguém sabe a diferença?!) as músicas tem andamento igual e é comum algumas ficarem parecidas umas com as outras, não que o Coldplay toque esse estilo, muito pelo contrário, eu gosto do som deles, mas "Viva La Vida" tem uma batida bem forte.

Só acho que Joe cresceu de mais o olho, uma boa indelização estava de bom tamanho. Mas o Coldplay falar que uma música não tem a ver com a outra é demais... Certamente isso dará o que falar, esperemos os próximos capítulos da novela.

O que você acha? Coldplay plágiou Joe na cara dura?

Um comentário:

Marcos Antonio disse...

Realmente isso é plágio a melodia é igual. A da francesa só quer aparecer.Isso dará um grande quiporcó!