domingo, 29 de maio de 2011

Monaco Thriller!


*Uma das melhores corridas em Monte Carlo (arrisco a dizer que foi a melhor) que eu já vi. Nada como asa móvel e Kers pra agitar uma corrida que quase sempre foi estática quanto à troca de posições na pista. Numa pista que não tem espaço pra passar, os pilotos provaram, e têm provado nesse ano, que não passavam anteriormente não por comodismo, como diziam alguns; e sim por não ter como mesmo. Os mesmos que ainda criticavam as mudanças técnicas desse ano por pura nostalgia. Caindo no dito popular “águas passadas não movem muinho”. Era legal? Era. Mas passou... Do the Evolution! (Ta, menos apocalíptico do que prega esta bela canção).

Disse ontem de sorte de campeão. Quer maior sorte do que uma bandeira vermelha a cinco voltas do fim para trocar um pneu que estava no bagaço? E mais, escapando de um acidente logo à frente? Pois é. O jeito é esperar 2012, Vettel parece invencível. Mesmo sem as melhores condições para uma vitória, a sorte se encarrega de concede-la ao alemão.

Grande performance de Alonso, em segundo, antecedida por uma grande largada. Azar de Button, que tinha tudo para ganhar a prova e teve que se contentar em ver sua vantagem de pneus ir pelos ares com a bandeira vermelha.

Hamilton. Um capítulo à parte. Entre ultrapassagens e espremidas um sexto lugar que seria justíssimo não fosse o fato de ter deliberadamente arrancado de Pastor Maldonado seus primeiros pontos na Formula 1. Feio demais. Cabia aí uma desclassificação ao inglês. Quanto a seus outros incidentes na prova nada de muito pesado. A batida que tirou Felipe Massa da prova foi mais infelicidade do brasileiro do que culpa de Hamilton. Manobra dura, mas não injusta. Massa também tentou vender caro demais a posição. Uma pena para Felipe, já que Alonso se distancia no mundial e ele não marca ponto algum desde a China.

Fantástica corrida de Kobayashi, Sutil e Maldonado. Uma pena Kobayashi ter levado uma ultrapassagem de Webber tão no fim da prova. De qualquer forma é o melhor resultado do japonês na F1. Ele que só não pontuou em todas as provas até aqui por causa da asa traseira irregular de seu Sauber na Austrália.

(Só um parêntese a respeito da batida que desencadeou a bandeira vermelha. Alguersuari vai cada vez mais se tirando da Toro Rosso para a entrada de Ricciardo)

Se classifiquei o GP da Coréia do ano passado como “Drama”, classificarei esse monegasco de “Thriller”. Uma das corridas mais divertidas dos últimos tempos. Talvez a melhor em Mônaco em muito tempo.


* Cansei de colocar fotos do Vettel, sendo assim, já que meu blog não é uma democracia, decidi homenagear Pastor Maldonado.

Um comentário:

Ron Groo disse...

Homenagem válida, afinal ele foi uma das vitimas do Miltinho...