quinta-feira, 5 de maio de 2011

Seasons in the Abyss - Slayer


Na maioria dos CDs que costumo ouvir procuro, entre outras, uma coisa que quase sempre uso como critério pessoal. Solidez. Solidez no som, na técnica, na atitude, nas letras. Costumo chamar de “sustância”, de fato, tem a ver. Algo que faça o som ser robusto além de bom... combinação que me arrebata.

Seasons in the Abyss foi lançado em 1990, sendo o último disco na formação clássica do Slayer, com Dave Lombardo (que voltou em 2001) na bateria. De War Ensemble à faixa título temos aquele que, na minha modesta opinião, é o melhor disco da banda americana.

Podemos citar como grandes momentos Dead Skin Mask, faixa 5, no ritmo cadenciado, lembrando muito Groove, mas que não perde a dinâmica do thrash puro sangue. Contando ainda com o grande trabalho de Kerry King e Jeff Hanneman nas guitarras que, neste disco, se preocupam menos com velocidade e mais com elaboração. Coisa perceptível na faixa 10, Seasons in the Abyss, que tem o melhor dueto de guitarras do disco (quem sabe do Slayer). Posso dizer com toda certeza que se trata de minha música favorita dos californianos, certamente a mais completa do álbum, com temas distintos e bem obscuros.

Se faltou peso, War Ensemble e Blood Red, primeira e segunda faixas, respectivamente, podem dar o toque de “podridão” ao álbum. Na primeira, talvez o ritmo mais frenético do disco acompanhado das manjadas letras sobre massacres militares, tema batido nos discos da banda. Na segunda, apesar da cadência, um dos melhores riffs temas do disco, mostrando peso e dissonância, coisas difíceis de sincronizar de forma decente.

Expendable Youth e Skeletons of Society aparentam ser musicas irmãs, dados intervalos parecidíssimos que têm em seus começos (atente para as linhas de baixo e bateria). Outros dois sons que mostram muito bem a linha do álbum que não pretende ser rápido. O oposto, por exemplo, do renomado Reign in Blood de 1986, onde velocidade é o requisito principal, inclusive na duração das músicas.

O CD ainda conta com Spirit in Black, Temptation e Born of Fire, excelentes pedidas para um lado B de um disco bom como esse.

Seasons marca o começo de uma nova vertente dentro do estilo do Slayer. Mais técnica, menos rapidez. Menos batidas por minuto, mais peso. Tudo que o manual do bom thrash metal pede com a finalidade de que suas bandas não caiam na mesmísse da mecânica. É o que dá (muita) graça a esse álbum. Aliás, é uma das graças, dentre tantas atrações nessa sonzera.

1. War Ensemble

2. Blood Red

3. Spirit in Black

4. Expendable Youth

5. Dead Skin Mask

6. Hallowed Point

7. Skeletons of Society

8. Temptation

9. Born of Fire

10. Seasons in the Abyss

Download