sábado, 28 de maio de 2011

Quase lá...


Treininho mixuruca. A batalha verdadeira – provavelmente entre Hamilton e Vettel - ficou só na expectativa, tudo pelo infortúnio de Sergio Pérez na chicane do porto. Vettel vai provando cada vez mais que este é seu ano. Podia muito bem economizar pneus e ir para a pista apenas nos quatro ou cinco minutos finais do Q3. Decidiu ir no começo, como aliás tem feito nesta temporada. Havia cravado sua pole, e Hamilton estava apenas aquecendo seus pneus quando a Sauber de Pérez bateu e decretou, na prática, o fim da sessão.

Sorte de campeão, justo em cima de seu maior rival no ano. É... se não acontecer nenhum desastre (diria desgraça, mais forte) acho que esse ano já tem dono.

O que pode movimentar um pouco a prova pode ser a largada. Button se acertá-la, pode disputar a primeira curva com o Red Bull número 1, quem sabe pular na frente e segurar Vettel. Mesmo assim, naturalmente, é praticamente impossível apontar outro virtual vencedor que não seja o atual campeão. Mônaco é uma pista que nivela as performances, mas a longo prazo, quer dizer, 78 voltas, prevalecerá o melhor. E o alemão venceu quatro de cinco corridas nesse ano sem abusar da performance. Uma questão de lógica.

De Webber não sei se devemos esperar algo, a não ser a costumeira corrida opaca. Fato que o australiano não é mais o mesmo em 2011. Carro feito pra Vettel? Desfavorecimento depois da guerra de nervos que promoveu na Red Bull ano passado? Má adaptação aos Pirelli? Sinceramente, ainda não tenho uma teoria sobre isso.

Alonso quarto e Massa sexto. Quietinhos, podem surpreender, em especial o asturiano que teve bom ritmo na quinta-feira. Schumacher em quinto. Sua melhor oportunidade de voltar ao pódio desde que retornou à F1, basta fazer sua parte e apostar na loteria monegasca.

Grande ritmo de Maldonado, em oitavo, com a punição a Hamilton. Quem diria, o venezuelano vai se firmando bem nas classificações, a conferir a regularidade nas provas. Rubinho, bom... está com uma “asa diferente”; vejamos se não é mais uma “desculpa barrichelliana” amanhã. Bom treino de Pérez também. Uma pena o acidente, tinha tudo para sair de Mônaco com bons pontos na sacola. Vai ter que se contentar em ver a corrida pela TV com a integridade física quase intacta, o que pela estampada - provavelmente a mais de 230 Km/h - é um lucro.

Decepções: Renault e Force India. Pelo que se esperava, estiveram muito abaixo.

Previsões. Hamilton encontrará onde se possa ultrapassar em Mônaco, senão não terminará a prova recebendo a bandeirada. Vettel é favorito claro, mas quem sabe Button; ou quem sabe Alonso, possam dificultar um pouco as coisas. Mas mais do que nunca, amanhã se Vettel passar a St. Devoté na frente, são remotas as possibilidades de que o alemão não saia de Monte Carlo com uma boa vitória, que inclusive lhe é inédita.

Nenhum comentário: