domingo, 16 de outubro de 2011

Triunfantes irretocáveis



E Vettel venceu mais uma. Sem dificuldade, sem desafiantes, com domínio e constância do bi-campeão que se tornou semana passada. Sua primeira vitória como bi do mundo foi pra lá de fácil, como grande parte das corridas neste ano. Se livrou de Hamilton logo na terceira curva para não largar mais o primeiro lugar real da prova. Décima vitória do ano para Sebastian Vettel, e, para Red Bull, a confirmação do título de construtores de 2011.

Red Bull que também conta com os serviços de Mark Webber, que passou mais de 50 voltas logo atrás de Lewis Hamilton e não foi capaz de ameaçá-lo devidamente na zona do DRS. Não que Hamilton seja um piloto fácil de se ultrapassar, mas Webber com ritmo superior de corrida passou Lewis apenas uma vez (graças a Trulli, diga-se) e levou o troco do esperto Hamilton em seguida, já que havia passado atrás de Mark na zona de ativação do DRS. Do jeito que vai, Webber mesmo tendo um carro de sonho, vai terminar o ano amargando a falta de uma vitória... algo que não podemos dizer ser injusto.

Boa corrida de Felipe Massa, como não se via desde a China, em Abril(!). Massa partiu bem e conseguiu na terceira curva sua segunda dupla ultrapassagem na carreira (primeira foi em Rubinho e Kova no Canadá 08). O que fez Felipe chegar atrás de Alonso hoje foi o excelente e incomum ritmo do espanhol com pnus gastos no final do segundo stint. Não só passou Massa, como chegou coladinho em Button, no quinto lugar. Uma prova cabal da diferença entre os dois pilotos da Ferrari. Enquanto Massa é um ótimo piloto, Fernando Alonso é um fenômeno.

Excepcional prova de Jaime Alguersuari, sua melhor na F1, chegando a um brilhante sétimo lugar. Jaime que começou o ano mal, perdendo para Buemi, agora tem a situação totalmente favorável na Toro Rosso. Se o que dizem é verdade, que apenas um dos pilotos continuará para o ano que vem, o espanhol vai conseguindo uma bela virada no suíço parceiro de equipe – que, a propósito, chegou em nono, confirmando o bom dia da equipe B da Red Bull.

O destaque negativo é só um: A equipe Sauber. Uma queda livre desde o meio da temporada que vai compilando na perda de duas posições no campeonato de construtores. Uma já foi para a Force India, outra pode ir nas próximas corridas para a Toro Rosso. O problema principal do time suíço é Kobayashi, que não pontua desde o GP da Alemanha, em Julho. Pérez vem conseguindo o que já conseguia no início do ano; Koba é que anda devendo.

Décima vitória de Vettel em 2011. Vigésima na carreira. Quinze pódios em dezesseis provas em 2011. Dizer mais o quê? Nada. Como dissemos semana passada, só o começo - não só para ele, como para a também bi-campeã Red Bull. Num GP da Coréia que pode não ter sido épico como o do ano passado, mas foi na média. Deu pra “valer” um pouco.

Um comentário:

Ron Groo disse...

Foi uma corrida coreana em todos os sentidos...
Mas beleza, acabei gostando.