sábado, 7 de maio de 2011

Inexplicável


Mais uma vez. A quinta seguida. Vettel vai largar na frente... de novo. Quatro décimos na frente de Webber, o segundo, cinco de Rosberg, o terceiro. Difícil entender tal soberania. Mais fácil nem tentar. O jeito é falar logo que Vettel vive o melhor momento da carreira e que a combinação do alemão com o RB7 é a que mais sobra nos últimos sete anos. É inexplicável. E inédito, nesse formato de treino, vigente desde 2006, que o piloto estivesse ao lado dos mecânicos para comemorar a pole position. Tal foi a vantagem que conseguiram para economizarem o pneu da segunda tentativa.

Webber dessa vez em segundo. É o único que tem o mesmo carro, logo, o único que pode tirar a vitória de Vettel em circunstancias normais. Mas como os dois pouparam a mesma quantidade de pneu vai ficar difícil para Mark tentar algo se não for logo na largada.

Boa evolução da Mercedes com Rosberg em terceiro e Schumacher em oitavo. Verdade que Schummy ficou devendo um cadinho, mas em ritmo corrida melhor não subestimá-lo(s). A Mercedes assumiu a liderança na China depois de um grande trabalho feito por Rosberg na pista, agora com as atualizações que deram um “boom” no ritmo de classificação é bem provável que o ritmo de corrida melhore ainda mais. Tem que ficar de olho.

McLaren nem bem nem mal, Hamilton quarto e Button sexto, pouco tenho a discorrer. Uma boa classificação de Alonso em quinto na frente de uma das McLaren. Enquanto a Ferrari continua congelada evolutivamente, lá vai Fernando tirando seus coelhinhos da cartola. Por outro lado, horrendo desempenho de Felipe Massa. Não bastasse ser superado por Alonso, ficou em décimo lugar e gastou um jogo de pneus moles no Q1, além dos que usou no Q2 e Q3, sem motivo aparente. Na corrida vai fazer falta.

Bom treino e boa perspectiva de corrida para Rubinho. Realmente pra situação atual da Williams o custo-benefício de se largar em 11º e poupar um jogo de pneus, é melhor do que largar em 9º ou 10º tendo feito uma tentativa no Q3. E Barrichello ainda apostou conscientemente em poupar pneus no Q1 depois da desistência de Kobayashi, outra economia bem feita. Maldonado também não foi mal e sai em 14º, sua melhor classificação até aqui. Importante pra equipe esse feito nesse momento turbulento.

Nada mais muito a acrescentar, a não ser a excelente classificação de D’Ambrosio que colocou três décimos no experiente parceiro Timo Glock. Uma pena o belga ter que perder 5 posições no grid final. Mas ainda aí nessa parte do grid outra grata surpresa. Sim! A Hispania de Liuzzi vai largar à frente das duas Virgin’s amanhã. Um esboço de crescimento, mas muito válido, diga-se.

Quanto ao costumeiro “preview” do último parágrafo, bem... Vettel, e... Vettel. Se acertar a largada ninguém tasca. Se você não gosta do Vettel e quer ver rapidamente se você tem chance de ser feliz amanhã, acorde às nove da manhã pra ver a largada, e se o RB7 número 1 pular na frente, volte a dormir, de lá ele não sai. Eu garanto, ou seu dinheiro de volta.

Um comentário:

Pedro disse...

Tá ficando já, não?