sábado, 11 de junho de 2011

Hoje sim... Hoje não


Vou mandar um e-mail a FIA. Nele, vou propor que só 23 carros participem dos treinos classificatórios; Vettel à parte, na pole. Impressionante ver, mesmo depois de uma batida e de ter perdido metade de um treino ontem, o alemão colocar mais uma vez a Red Bull em primeiro lugar no grid. Já não tem mais graça. Em Montreal tínhamos a esperança das Ferrari’s, e Sebastian, com até certa facilidade, apagou tudo em voltas magistrais.

O “porém” fica pela corrida. Vettel colocou cerca de dois décimos nas Ferrari’s, e como os carros de Maranello costumam crescer em ritmo de prova - e em Montreal há vários pontos de ultrapassagem - o alemão, mesmo com a pole, está longe de ter colocado uma mão e quatro dedos na taça como algumas vezes nesse ano. A possível chuva pode atrapalhar/embaralhar mais ainda.

Mas falando das Ferrari’s, um bom ritmo de ambos os carros. Massa se colocando muito próximo de Alonso. Como o último setor parece ser o ponto fraco da performance, se chover quem mais ganha em termos técnicos são eles. Melhor chance de vitória da equipe nesse ano.

McLaren decepcionou. Hamilton vai saber pela primeira vez como é largar em um GP do Canadá fora da pole position. Já Button começou até que bem, mas no fim acabou ficando com um resultado modesto. Quinto e sétimo. Mas nada como um dia após o outro, e os ingleses já provaram que são bons pilotos no molhado (claro, se chover).

Webber vai mantendo o ano melancólico, opaco e apático. Um quarto lugar sem sequer fazer sombra aos três primeiros. Não dá pra esperar muito de Mark não; que é, na minha opinião, o maior fracasso e o maior mistério de 2011. Simplesmente a meio segundo de Vettel. Tempo demais.

No mais, as Mercedes comendo pelas beiradas costumeiramente, a Renault que parece ter espantado os fantasmas de Monte Carlo e Pastor Maldonado em 12º; classificação digna de nota, já que Barrichello foi apenas o 16º.

Mas com certeza as maiores decepções do meio do bolo nesse ano são Sutil e Alguersuari. Um vai perdendo de goleada de um estreante (talentosíssimo, mas estreante) e o outro vai dando cada vez mais a impressão de que será ejetado da Toro Rosso antes do fim do ano.

Pra corrida não dá pra prever nada, começando pela previsão do tempo. O site da F1 tem uma tradição muito significativa de errá-las feio. A previsão para hoje era chuva, não veio. Amanhã a previsão é maior, e é impossível, ante a este teclado, dizer se irão acertar ou não. As equipes trabalham com a mesma previsão, o que dá um pouco mais de credibilidade à informação, mas, como sempre, só vendo.

E terminando pela corrida em si. Com tempos tão embolados no meio do grid e uma vantagem pequena de Vettel para o resto, é esperar pra ver. Não me arriscarei a nada maior do que já disse neste post. Só digo uma coisa: Com chuva ou não, eu que não perco essa corrida por nada.

Nenhum comentário: