sábado, 23 de julho de 2011

Dez provas...


... dez poles. Desempenho historicamente quase inigualável de um carro que tentaram de toda forma desbancar com o regulamento debaixo do braço. E aí está, de novo, Webber na pole. Hamilton perto; bem perto. Inclusive, é interessante notar as parciais: No primeiro e último setores, Lewis colocou um décimo cada em cima de Webber. Mas no segundo, Mark “matou a pau” enfiando meio segundo no inglês da McLaren. Enfim, mesmo sem mapeamento de motores, o RB7 continua sendo imbatível em curvas de média velocidade, como são, predominantemente, as do segundo setor de Nurburgring.

Mas, de fato, foi uma diferença muito pequena, 0.055s. Muito mérito de Hamilton ter chegado tão perto; e muito mérito de Webber ter conseguido acertar um segundo setor fantástico. Será que a tão sonhada voltinha liderada sai amanhã? Só depende do australiano. E Hamilton, se chover, na minha opinião, é o maior favorito a vencer.

Vettel vai saber pela primeira vez o que é ter um carro logo à sua frente na largada desde o GP da Itália do ano passado, quando alinhou em sexto. Justo em casa o alemão perde o avassalador número de 14 primeiras filas seguidas. Como futuro bi-campeão, cabe ao alemão ter a cabeça no lugar para administrar a situação. Em 2011, Vettel já vem mostrando isso; então, acredito que tenha tudo pra tirar de letra esta derrota.

Alonso - nunca podendo ser menosprezado - num bom quarto e Massa num distante quinto. Felipe anda levando tempo demais de Alonso e precisa, de alguma forma, se classificar a frente do espanhol até o fim do ano. Difícil é, reincidentemente, ficar creditando culpa em pneus que não aquecem. A conferir sua largada e constância na corrida.

Ótimos treinos de Rosberg e Sutil. Um se colocando a frente de Jenson Button em sexto, e o outro largando finalmente na frente do companheiro de equipe – que em classificação andava a surrar o alemão, mesmo estando atrás em pontos no mundial. Outro que vai indo bem em classificação é Maldonado, de novo na frente de Barrichello. Muito legal ver Pastor crescendo a cada dia; agora é acertar o ritmo de prova.

Péssimo treino de Button, levando 1.1s de Hamilton. Desde a vitória do Canadá, o inglês vem andando muito abaixo da média.

Dias ruins também para Sauber e para o “estreante” Karun Chandhok. A equipe suíça não foi capaz de sequer ameaçar uma passagem para o Q3, como de costume. Tem Pérez em 15º e Kobayashi - no lugar do bobo do Q1 – em 18º. Já o indiano que vai substituir Trulli – sabe-se lá por quanto tempo – na Lotus, levou esmagadores nove décimos de Kovalainen e dois centésimos da Virgin de Timo Glock. Uma reestréia ruim, diga-se. Trulli faria mais.

Quanto à corrida, já disse. Se chover, é fácil... dá Hamilton, pode cofiar. Se a pista estiver seca, provavelmente teremos uma corrida bem embolada. Uma corrida imprevisível, como foi a da Inglaterra. Mas uma coisa parece certa; com chuva ou sem, deveremos ver um belo GP da Alemanha.

Nenhum comentário: