quarta-feira, 13 de julho de 2011

O homem perfeito


Vettel tem tido um 2011 estupendo. De nove corridas disputadas, o alemão ganhou seis. Nas outras três, igualou seu pior resultado no ano, segundo lugar. Um início de ano que chega a ser melhor do que o de Schumacher em 2002, já que Michael somava um terceiro lugar na Malásia e dois segundos, além das seis vitórias em nove provas.

Em compensação, do outro lado do Box da Red Bull temos Mark Webber. Um cara cujo melhor resultado é o segundo lugar, um só. Um cara que apesar de ter marcado duas pole positions e ter largado outras duas vezes na primeira fila, sequer liderou uma volta no ano ainda. Que foi ao pódio em cinco ocasiões, quatro delas em terceiro. Mas ainda assim, é o piloto que ocupa a vice-liderança no campeonato mundial, mas “apenas” 80 pontos atrás do companheiro.

Pra quem teve um 2009 acima da média e um 2010 surpreendente, um desempenho muito ruim. Explicações? Podem existir. O fato de peitar a equipe sem pudor e fazer questão de conservar apenas uma relação profissional com Sebastian Vettel, queridinho do time, pode ter feito diferença.

Tecnicamente, sempre existiu uma diferença inegável – embora pequena - entre os dois. Vettel sempre mostrou ter aquele algo mais que Mark não tinha, no entanto, ambos empunham ritmos muito parecidos. Agora, Webber apresenta um ritmo de corrida, e algumas vezes de classificação, muito abaixo do de Sebastian.

Mesmo sabendo desta limitação, o piloto não poupa o time de polêmicas internas, exigindo ser tratado igualmente. Polêmicas como a mais recente, ignorar os pedidos vindos do pit wall de não atacar Vettel no fim do GP da Inglaterra. Ainda assim, Dietrich Mateschitz - dono da equipe e da marca energética - afirma que quer mantê-lo para o ano que vem. Uma opção um tanto estranha dados os vários pilotos dos programas de desenvolvimento da Red Bull que cobiçam a vaga e fariam de tudo para ganhar moral lá dentro. Gente que obedeceria às ordens de box.

Mas é algo que não é tão difícil de entender quando se olha que a sombra de Mark à Sebastian só se encontra fora da pista nos últimos tempos. E que, atualmente, mesmo muito pressionado, Sebastian não tem errado mais tanto quanto até a metade do ano passado (Canadá à parte). O jogo mental de Webber não faz mais efeito.

Desse modo, o australiano se tornou o piloto perfeito para ser o “segundão” da Red Bull, naquilo que poderá se chamar de “Era Vettel” no futuro. Por quê? Porque é um cara que fala o que pensa, que não cumpre ordens de equipe... Mas que não faz sombra a Sebastian na pista. Um alguém perfeito para a equipe continuar a se vangloriar de sua fama de dar aos dois pilotos as mesmas condições para vencer. Muito embora, quem testemunhou Webber correndo antes de 2011 saiba que isso não é verdade.

Um comentário:

Ron Groo disse...

Ele envenena o ambiente, é diferente de falar o que pensa...

Disse que não respeitou ordem de equipe, mas deixou Vettel passar do jeito que quis na largada.

Depois veio com esta... Gosta de mandar besteira no ventilador, e só.