Pois é. Com ou sem mapeamento de motores; com ou sem 50% de tolerância de gases. Deu a lógica; deu Red Bull. Pelo menos dessa vez foi com Webber. Mas a verdade é que o treino foi bem atípico, pouco deu para tirar conclusões. As últimas voltas do Q3, que poderiam dar o tom da situação para amanhã, não aconteceram, graças à chuva. O jeito é esperar para ver na prática, no apagar das cinco luzes vermelhas.
Mas uma coisa dá pra dizer: Depois de todas essas proibições, exceções e proibições de novo; a Red Bull ainda é a mais rápida em treinos de classificação, que foi, justamente, onde a FIA tentou tirar desempenho da equipe dos energéticos decretando o fim do “blown difuser”. O tiro saiu pela culatra, a primeira fila mais uma vez vai ter os dois RB7. A ver se Webber consegue liderar sua primeira volta do ano amanhã, o que, convenhamos, com um canhão desses na mão, é digno de nota negativa para o australiano.
A história de 2010 parece que vai se repetindo. Enquanto a Ferrari sobe; a McLaren desce. Num circuito onde a aerodinâmica é tão importante quanto foi em Barcelona ou Xangai, onde a McLaren quase ganhou e ganhou, respectivamente, Button foi o quinto e Hamilton apenas o décimo, depois de ter demorado a fazer voltas rápidas no Q3.
A Ferrari, em grande evolução, colocou Alonso em terceiro, perto das Red Bulls, e Massa
Excelentes treinos de Kobayashi (está se tornando redundante dizer isso), Di Resta – num ótimo sexto lugar – e de Pastor Maldonado – que vai tendo evolução notável e inesperada com o carro da Williams
Treinos ruins de Barrichello – só em 15º, enquanto Maldonado,”o aprendiz”, foi o sétimo - e das Toro Rosso - que subestimaram o risco de chuva durante o Q1 e foram cortadas prematuramente da classificação. Mas dessa vez, um erro da equipe, que deixou os carros com pneus duros durante os primeiros 15 minutos de um treino na iminência de chuva a qualquer momento.
Parágrafo a parte para falar da Renault, que parece estar indo para o vinagre de vez com seus problemas de gerencia atuais. Apenas 14º e 16º para Petrov e Heidfeld, que foram ao pódio nas primeiras duas corridas do ano. Uma pena. Pelo lado bom, pelo menos esse estágio da equipe não está queimando a imagem de Robert Kubica, que não mereceria passar por isso com o talento que tem. Aliás, esse estágio, pelo qual passa o time, muito tem a ver com esta ausência.
Para um treino inconclusivo no sábado há sempre uma corrida imprevisível no domingo. Impossível falar alguma coisa. O que se espera é que a F1 continue disputada como vínhamos vendo até antes do GP de Valência. Uma boa corrida... é o que deve acontecer.
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