sábado, 27 de agosto de 2011

Bons presságios


Doze provas, doze poles? É o RB7. E que os concorrentes tentem desbancá-lo – como já tentaram, em vão – com o livrinho das regras debaixo do braço. Por cima do pano, é difícil. Diria mais, impossível. O que me leva a lembrar de um fato. A Red Bull tinha, desde 2009, como calcanhar de Aquiles as pistas velozes. Nunca conseguia ter bom desempenho – ou um desempenho condizente do resto do ano. Mostra evolução e espanta “zica” de vez com o meio segundo que Vettel colocou sobre Hamilton hoje. Cinco temporadas, 74 GPs e 24 Poles. Vettel até que é bonzinho...

Participação opaca de Webber (terceiro) - como de costume - e bom treino de Hamilton (segundo), apesar do quase meio segundo levado de Sebastian Vettel. Vejamos se o incidente (ou acidente?) com Maldonado lhe dará punição. Acho Hamilton culpado, mas não o puniria, só o colocaria sob observação. Mas que o lance é passível de punição, com certeza é. E já que a FIA normalmente é rígida com estes tipos de conduta, não me impressionaria se víssemos Hamilton perdendo posições no grid. (Atualização: Mudei de opinião. Hamilton pra mim é inocente. Maldonado, sim, culpado. Jogou o carro na cara dura)

Button estranhamente caiu no Q2. Confesso não ter entendido o porquê. Se foi por falta de ritmo, ou salto alto depois da bandeira vermelha causada pela batida de Sutil. O fato é que o inglês não foi bem em nenhuma das hipóteses. Vencedor de uma prova incrível, e 13º no grid da prova seguinte. A carreira de Button sempre foi e sempre será uma montanha russa.

Bom treino de Massa, em quarto, deixando Alonso pra trás em quase um segundo, em oitavo. Não dá saber agora, mas certamente Fernando teve algum problema que transcendeu ao tráfego de Sérgio Pérez. Levar um segundo de Massa no molhado (!) asfalto de Spa é algo curiosíssimo para Alonso.

Destaques positivos. Bom, Alguersuari fez um treino magnífico, e vai sair na terceira fila, no sexto lugar. Mas, falando sério, com tudo o que já vi da F1, poucas vezes vi um piloto chegar e em tão pouco tempo ensacar o companheiro de uma forma tão acintosa. Falo de Bruno Senna, e sim, acho que foi o destaque absoluto do treino. Ontem, após sua batida no primeiro treino livre, poucos eram os que não davam como certa uma participação pífia de Bruno neste fim de semana. Mas depois de hoje, colocar tempo num piloto como Petrov – 11 corridas no ano com este carro, um pódio e um 8 a 3 na “grid battle” com Heidfeld nas costas – é uma façanha digna da mais positiva nota. E pode-se dizer que este tenha sido o primeiro treino classificatório de Bruno na F1, já que ano passado não fez mais do que cumprir tabela com Hispania nos 18 Q1’s que participou no ano. Fantástico desempenho, muito bom mesmo. Sétimo lugar de respeito. Que a prova seja assim também.

Kovalainen também foi bem e levou a Lotus para o Q2 pela terceira vez no ano. Décimo sétimo, mas válido.

A lamentar apenas o curto treino comemorativo dos 20 anos de Michael Schumacher na Formula 1. Merecia muito mais do que uma roda solta na primeira volta fora dos boxes. Mas isso ilustra bem o que foi a carreira do alemão após o retorno às pistas no ano passado; muitas dificuldades e muitos azares. Veremos o que poderá fazer amanhã.

Quanto à prova, não sei o que dizer, simplesmente por não saber se vai chover. Diziam que a classificação não seria com chuva... é o que dizem sobre a corrida também. Mas com ou sem chuva, teremos uma prova imperdível na Bélgica. A Red Bull tendo que se firmar após dois meses sem ganhar um GP, e um grid embolado em sua primeira metade. Ingredientes na mesa para uma grande corrida. Bons presságios...

Nenhum comentário: