sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Pride of Texas - Texas Hippie Coalition


É fato que o momento musical atual carece de boas bandas. Hoje se faz mais sucesso pelo investimento de gravadoras e produtores do que pelo próprio talento. Alguns conjuntos não têm oportunidade de mostrar seus trabalhos, seu som; por isso, faço justiça por aqui hoje.

Texas Hippie Coalition – desnecessário dizer de onde são nativos – é uma banda que se encaixa neste quadro que apresentei acima. O disco em questão, Pride of Texas, foi lançado em 2008. No meio de montes de bandas sem tempero eis uma que surge com algo interessante. Instrumentais que por vezes lembram o espírito dos conterrâneos do Pantera, e por outras lembram a especialidade local – sim, o Southern. Southern Metal, ou, como eles mesmos intitulam seu estilo, Red Dirt Metal.

Nos vocais uma presença de peso em todos os sentidos imagináveis, Big Dad Ritch. Ritch manda vocais únicos de voz extremamente grave. Digo, mais grave até mesmo do que Lemmy Kilmister ou Zakk Wylde costumam cantar; um meio termo entre o drive excessivo - utilizado por bandas de death metal - e a voz normal, pura, simples e bruta. Resumindo: Um timbre especial que, na minha opinião, não se aprende; se nasce com ele.

Haverei também, claro, de encher a bola dos guitarristas. Principalmente Randy Cooper, que definitivamente incorpora Dimebag Darrell em alguns momentos. Desde a guitarra da marca Dean, à técnica e escalas que usa para fazer a maior parte dos solos.

Sobre o disco, rico em grandes momentos, aconselho escutar Pissed Off and Mad About It (terceira música) primeiro. Acredito ser o melhor dos exemplos para ilustrar tudo o que já disse aqui. Metal do mais pesado, algo que marca. Mais ainda, algo que possuí “impressão digital”. Como já havia dito, uma coisa única.

Como sulista não é sulista sem o famoso violão folk metálico (por vezes em 12 cordas) eis que temos Troublesome Times, que possuí esta versão acústica onde se pode observar que a banda não usa nenhum efeito de qualquer que seja a natureza no disco (Auto-tune, Who?).

Outros pontos fortes do CD são Drug Dealer (minha favorita), No Shame, Closure, Clenched Fist e Riverbottom - que vai te dar água na boca se você for louco por solos de guitarra com slide.

Querem uma boa banda atual para levantar a bandeira? Texas Hippie Coalition é uma excelente pedida. Quem ouvir entenderá, e ao mesmo tempo, terá um desejo incontrolável de ter nascido no Texas. Aconteceu comigo. Mas voltando aos fatos, THC é um dos motivos pelo qual persisto na crença de que a música de qualidade jamais morrerá.

1. No Shame

2. Clenched Fist

3. Pissed off and Mad About It

4. Troublesome Times

5. Drug Dealer

6. TX Tags

7. Leavin'

8. Crawlin'

9. Closure

10. Riverbottom

Download

Um comentário:

Ron Groo disse...

Legal! O Matanza gringo.