Mais uma vez a eterna promessa desses últimos anos não vingou, mesmo tendo Adrian Newey na equipe, um dos maiores projetistas da história da F1, e em tese um equipamento melhor que o da Toro Rosso o time principal da empresa dos energéticos foi mal e de quebra no fim do ano foi ultrapassado no mundial de construtores pela filial. Webber fez o dele, está certo que é um piloto mediano, mas andou bem em algumas oportunidades e claro que também o carro não ajudou. Agora o "deficit" de pontos foi tudo culpa de Coulthard que fez um ano muito abaixo da espectativa, embora tenha conseguido o melhor resultado da equipe. Está na hora de parar de gastar grana com o "glamour" das festas e Motorhomes gigantes e começar a se preocupar com o carro.
Colocação no mundial de construtores: 7°
Pontos: 29
Placar de classificações: Coulthard 5X13 Webber
David Coulthard:
Veterano, Coulthard era visto por todos como um piloto que já havia "passado da validade", e justificou isso ao longo da temporada. Sucessivos enroscos e incidentes acabaram atrapalhando a temporada do escocês, a média chegou a ser de quase um incidente por prova. Na Inglaterra depois de um começo de temporada horroroso, Coulthard declarou a aposentadoria aos 37 anos, depois de 14 na F1. David pontuou apenas em duas oportunidades, em Cingapura, com um 7° lugar e no Canadá, com excelênte 3° lugar, o melhor resultado da Red Bull no ano.
Número: 9
Melhor Grid: 7° (GP da França)
Melhor Resultado: 3° (GP do Canadá)
Pontos: 8
Colocação no mundial de pilotos: 16°
Mark Webber:
Mediano beirando o mediocre. Isso descreve os anos de Mark Webber na F1 depois de se revelar promessa na Jaguar nos anos de 2003 e 2004. Nesse ano não foi diferente, claro que foi bem melhor que Coulthard, mas para um piloto de quem se esperou tanto esse ano provou mais uma vez que Webber é aquele piloto de meio de grid que garante pontinhos para as equipes médias, principalmente por suas boas classificações, nada de mais. Em ritmo de prova e desenvolvimento do carro, o australiano continua sendo mediano beirando o mediocre. Ele que se cuide, ano que vem Vettel vem ai...
Número: 10
Melhor Grid: 2° (GP da Inglaterra)
Melhor Resultado: 5° (GP da Espanha)
Pontos: 21
Colocação no mundial de pilotos: 11°
_____________________________________________
Toro Rosso
A tal equipe número 2 da empresa dos energéticos não fez jûs a designação com gradiosas performances, principalmente no fim da temporada em circuitos de alta velocidade, se aproveitando da potência do motor Ferrari. Enfim foi o orgulho dos austríacos, além dos dirigentes da marca do também austríaco Gerhard Berger, diretor do time com cede na Itália. O time provavelmente foi o que mais evoluiu ao longo do ano, juntamente com Vettel que fez a primeira pole position e ganhou sua primeira corrida da carreira e da equipe em 2008. Se tivesse começado ano assim o time certamente teria feito melhor que um 6° lugar dentre os construtores. Resta saber se para 2009 a equipe continua nesse ritmo com a perda de Vettel para a matriz.
Colocação no mundial de construtores: 6°
Colocação no mundial de construtores: 6°
Pontos: 39
Placar de classificações: Bourdais 4X14 Vettel
Sebastien Bourdais:
Um começo bom, o francês na Austrália chegaria em 4° não fosse o seu motor Ferrari ter abrido o bico no fim da prova, mesmo assim abocanhou um 7° lugar com os abandonos, algo bom para um estreante na F1. Porém depois dessa estréia fez apenas número no grid das corridas. Até o GP de Valência, onde passou pela primeira vez para o Q3, disputou com Jenson Button para ver quem era o menos mostrado nas transmissões de TV da FOM. Depois de Valência, mas principalmente depois da Bélgica, onde fez o melhor tempo no Q1 e pontuou pela segunda vez no mundial, o ano começou de novo para Sebastien. De Valência ao fim do mundial, Sebastien foi para o Q3 seis vezes em sete possíveis e duas a frente de Vettel. Merecia ter feito mais que 4 pontos no mundial principalmente depois de ter sido 4° no Grid em Monza e de ter sido roubado no GP do Japão após incidente com Felipe Massa. Na minha opinião merece ficar para 2009, tem o que mostrar.
Número: 14
Melhor Grid: 4° (GP da Itália)
Melhor Resultado: 7° (GP da Austrália/GP da Bélgica)
Pontos: 4
Colocação no mundial de pilotos: 17°
Futuro campeão mundial, isso eu já posso falar e encher a boca, Vettel certamente fará uma carreira vitoriosa na F1 nos próximos anos. Depois de um começo ruim de temporada abandonando as quatro primeiras provas, Sebastian engatou no GP de Mônaco o começo do ano quando pontuou pela primeira vez. O carro melhorou muito do GP da Europa para frente, tanto é verdade que Vettel desde a prova valênciana Vettel pontuou em todas as provas até o fim do ano. O melhor momento foi com certeza a pole seguida de vitória em Monza, chegando a frente de 19 carros em uma corrida de domínio até com certa facilidade do alemão. Vamos ver se o jovem prodígio faz a Red Bull andar para frente em 2009...
Número: 15
Melhor Grid: 1° (GP da Itália)
Melhor Resultado: 1° (GP da Itália)
Pontos: 35
Colocação no mundial de pilotos: 8°
Nenhum comentário:
Postar um comentário