Super Aguri
Aguri bem que tentou, mas não conseguiu se manter na F1 por muito tempo, um projeto que parecia ter engrenado depois de um ano de aprendizado e um ano relativamente bom em 2007, acabou de forma triste no início desse ano, no GP da Turquia. A equipe não teve mais fundos para continuar na F1, culpados? a Honda, sua fornecedora de motores, que desde o começo do ano lhe negou ajuda financeira. Dizem as más linguas que por uma recomendação do ilústre membro recentemente contratado na época, Ross Brawn. Aguri Suzuki dependia tanto dessa verba que não conseguiu acabar o mundial e mal fez a pré-temporada. Aguri bem que tentou sobreviver, tentou vender parte da equipe para um tal de grupo Magma que viria com o combustível financeiro para continuar no campeonato, porém o negócio deu pra trás e Suzuki ficou a ver navios. Com a falência da equipe perdemos um duelo interessante, o da Super Aguri com a Force India.
Colocação no mundial de construtores: 11°
Pontos: 0
Placar de Classificações: Sato 2X2 Davidson
Takuma Sato:
Takuma Sato perdeu tanto seu lugar catívo na F1 como o apadrinhamento da Honda, que por enquanto não lhe deu oportunidades nem para o cargo de piloto de testes. Em 2009 Sato pode até ir parar na Toro Rosso, já testou esse ano e tem mais um teste marcado ainda para esse mês.
Número: 18
Melhor Grid: 19° (GP da Austrália/GP da Malásia)
Melhor Resultado: 13° (GP da Espanha)
Pontos: 0
Colocação no mundial de pilotos: 21°
Anthony Davidson:
Muito provavelmente a carreira de Anthony Davidson acabou na F1 nesse ano com a ida da Super Aguri para o vinagre. O inglês perdeu tanto nesse quanto no último ano o duelo com Takuma Sato e jamais marcou um ponto na F1. Verdade que nunca teve lá muitas oportunidades, mas vendo como se encontra o mercado de pilotos atualmente acho difícil Davidson se tornar piloto títular outra vez. Há quem diga qui o inglês pode ir parar até na Indy, porém ficar na Europa me parece o mais provável.
Número: 19
Melhor Grid: 21° (GP da Austrália/GP da Malásia/GP do Bahrein/GP da Espanha)
Melhor Resultado: 15° (GP da Malásia)
Pontos: 0
Colocação no mundial de pilotos: 22°
_____________________________________________
Force India
Uma temporada de profundo aprendizado para o time do índiano multi-milionário Vijay Mallya. Com certeza o grande ponto fraco do time nesse ano foi o carro VJM01. Apesar do nome do modelo o carro é cerca de 85% igual ao ultilizado pela Spyker em 2007, ou seja, já era ruim para o ano passado imagine para esse, e para piorar ainda haviam desavenças entre o projetista falastrão Mike Gascoyne e o diretor técnico do time Collin Kolles, que atrapalhavam o desenvolvimento da equipe e inclusive, recentimente, os dois foram desligados do time por conta disso. Tinha até um motor bom para empurrar, o Ferrari, que nesse ano venceu a primeira corrida fora da Ferrari, em Monza com Vettel, mas o carro deixava a desejar. Fisichella e Sutil bem que tentaram mas o carro era disparadamente o pior da F1 em 2008. Para 2009 a equipe contará com o propulsor e o apoio da Mercedes-Benz. Dinheiro não falta, e se o problema era "know-how" agora não será mais, só dar tempo ao tempo.
Colocação no mundial de contrutores: 10°
Pontos: 0
Placar de classificações: Sutil 8X10 Fisichella
Adrian Sutil:
Adrian Sutil já mostrou que tem talento, é verdade que seria desclassificado em Mônaco se tivesse confirmado o 4° lugar, mas o alemão fez uma corrida irretocável. Seu problema foi ser batido nos grids por Fisichella, um piloto em fim de carreira, e também por abandonar muitas corridas por seguidos acidentes. O alemão finalizou apenas 7 das 18 corridas da temporada. Falta-lhe paciência, difícil de ter logicamente sentado em uma Force India, porém abandonar provas seguidamente não é o caminho.
Adrian Sutil já mostrou que tem talento, é verdade que seria desclassificado em Mônaco se tivesse confirmado o 4° lugar, mas o alemão fez uma corrida irretocável. Seu problema foi ser batido nos grids por Fisichella, um piloto em fim de carreira, e também por abandonar muitas corridas por seguidos acidentes. O alemão finalizou apenas 7 das 18 corridas da temporada. Falta-lhe paciência, difícil de ter logicamente sentado em uma Force India, porém abandonar provas seguidamente não é o caminho.
Número: 20
Melhor Grid: 16° (GP do Canadá)
Melhor Resultado: 13° (GP da Bélgica)
Pontos: 0
Colocação no mundial de pilotos: 20°
Giancarlo Fisichella:
Veterano e promessa desacreditada, Giancarlo Fisichella passou no vestíbular da Force India no começo do ano e se tornou piloto títular do time. O Italiano foi consistênte no início do Mundial vivia beirando o Q2, e andou no Top 8 pela primeira vez no ano no GP da Espanha. Seu pior momento no ano foi a barbeiragem pra cima de Nakajima na largada do GP da Turquia. Fora isso Fisico fez um bom ano de acordo com as limitações de seu bólido de número 21. Finalmente chegou ao Q2 na classificação debaixo de chuva em Monza largando em um excelênte 12°. Também chegou a andar em 3° na prova noturna de Cingapura e em 5° no Brasil. Tem tudo para sair redimido da categoria em 2009.
Número: 21
Melhor Grid: 12° (GP da Itália)
Melhor Resultado: 10° (GP da Espanha)
Pontos: 0
Colocação no mundial de pilotos: 19°
Amanhã falo da Honda!
Nenhum comentário:
Postar um comentário