sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Efeitos da crise


Bem, eu já tinha ouvido falar há algum tempo dessa notícia e hoje tive a confirmação. A Virgin Megastore em Times Square, em Nova York vai realmente fechar as portas. Essa loja é a maior loja do mundo quando o assunto são CDs, DVDs e afins do meio musical. Maior tanto na quantidade de produtos como também no tamanho.

A Virgin já tinha fechado sua primeira loja nos EUA no ano passado, mais precisamente em Los Angeles, loja que existia desde 1992. Vale resaltar que a Virgin é inglesa e foi fundada em 1971.

Tudo devido a nossa boa e velha crise econômica mundial. Porém um outro motivo que pesou nessa balança foi queda na venda de CDs, claro. A internet é a com certeza a maior inimiga das lojas de CDs hoje em dia. Você pode baixar discografias de suas bandas favoritas sem pagar nada, no conforto de sua casa e em apenas alguns clicks. Eu diria que a crise apenas agravou essa situação que já era ruim, pois em 2007 a loja já havia dito que já estava na pindaíba.

Desde 2007 as lojas da Virgin nos EUA tem só vendido menos e fechado. Fato é que há 2 anos atrás as lojas da empresa eram 11 em território norte-americano, hoje são 5, já sem contar com essa que vai desfalcar a sede apatir de Abril, para quando estão programadas o fim das atividades. Para apenas constar, a loja encerrou totalmente suas atividades no Canadá, um pais importante na América do norte.

Uma grande perda. Me parece que teremos um ano bem complicado nesse quisito financeiro (muitas cabeças vão rolar), de se desapontar realmente pois há um ano atrás tudo parecia bem e só tendia a evoluir, hoje o mundo está passando apertos e apuros.

Mais o que mais sinto sobre tudo isso foi de não ter tido a oportunidade de ter entrado nessa loja, que realmente seria um sonho para mim, pois dizem que tudo que já foi lançado encontrava-se lá. Uma curiosidade que jamais vou sessar, e pra sempre guardar, "eu na maior loja de CDs do mundo!"hehehe. :(
Pelo menos a galeria do rock segue firme e (acredito eu) forte...

2 comentários:

Leandrus disse...

A internet é a maior inimiga, mas fazer o que? Existem diversas situações em que baixar cds é mais do que compreensível! Eu adoro comprar cds, mas ultimamente não é possível fazer isso, pq os shows estão muito caros e todo o dinheiro que junto é pra ir nos shows que gosto. Além disso, onde vou encontrar por um preço "aceitável" cds de bandas como Lynyrd Skynyrd e ZZ Top, duas bandas que comecei a ouvir a pouco tempo, por exemplo? É só importado, de 50 pra cima, e isso se achar!

Eu nunca tive o sonho de ir nessa loja não; porém, na galeria do rock, ah...

Felipão disse...

A crise tem sido implacável... E assusta quando se trata de uma mega empresa como a Virgin, enolvida em diversos tipos de negócios, como a aviação... Estive nas lojas que ficam em Londres e assustei me com a quantidade de títulos que possuem. Uma pena que isso vem acontecendo. Speed.King, obrigado pela visita, também estarei acompanhando de perto seu blog, com um link nos meus favoritos...

Abração

Felipe