sábado, 3 de janeiro de 2009

The Long Way to the Top: Van Halen

Novo quadro, enfim já estava na hora de um falando de música aqui. Mostrarei aqui como foi o começo das bandas, e como chegaram ao sucesso. Van Halen estreiará o quadro.
Os irmãos Eddie e Alex nasceram nasceram na Holanda, o que já se vê em seus sobrenomes, já que "Van" é um sobrenome bem popular nos paises baixos. Filhos de Jan e Eugenia Van Halen, Alex foi o primeiro a nascer no ano de 1953, e seu irmão Eddie dois anos mais tarde, em 1955. Jan era músico e tocava clarinete, assim sendo encorajou os filhos desde cedo a tocar instrumentos musicais, o primeiro deles foi o piano que os dois ainda na Holanda aprenderam.

Com a mudança para os EUA em 1962, veio também a mudança de instrumentos, Alex começou a se interessar pela guitarra, e nesse onda de novos instrumentos Eddie resolveu tentar a bateria. Não, eu não escrevi errado, Alex começou guitarra e Eddie bateria. Com o tempo Alex foi se afeçoando mais pela bateria de Eddie, que por sua vez vendo que o progresso do irmão era grande resolveu tentar a guitarra. Nessa brincadeira os dois não mais trocaram de novo, assim desse modo Eddie virou guitarrista e Alex batera.


Já com certa aptidão para os instrumentos os irmãos sairam a tocar coveres nas redondesas de onde a família Van Halen se estabeleceu nos EUA, na Califórnia, com Eddie cantando. O "Mammoth" nascia.
Em 1972 os irmãos conhecem David Lee Roth, que cantava numa banda da mesma região chamada The Red Ball Jets. Alex e Eddie o convencem a se juntar a eles, o que ocorre com um pouco de insistência da parte dos irmãos. Pouco tempo depois eles dividem o palco em um show com uma banda chamada Snake, cujo baxista(e vocalista) era Michael Anthony. No dia do show, Michael foi convidado pelos irmãos para tocar com eles. Após o show vendo o bom baixista que era Anthony, os três músicos pedem para que ele toque com eles, o que ele faz.

Depois de algum tempo se consolidando na cena "underground" da Califórnia, a banda começa a fazer músicas próprias. Porém, logo em '74 eles descobrem que havia uma outro grupo com o nome de Mammoth também nos EUA. Assim sendo eles resolvem trocar de nome a banda. O nome escolhido é o nome dos irmãos, nascia o Van Halen (melhor na minha opinião!) .

Depois de continuar tocando em bares, eis que em 1976, quis o destino que eles fossem vistos por Gene Simmons que já estava estourando com Kiss na época. Gene ficou deslumbrado com a banda e mais ainda com a talento de Eddie na guitarra, destacando-se a técnica inventada pelo mesmo, o tapping(técnica na qual o guitarrista toca com as duas mãos).
Simmons pediu para que eles gravassem uma demo para que pudesse ser mostrada para as gravadoras. Com a ajuda de Gene eles gravam, já que seus recussos eram escassos. Porém a demo que continha a primeira versão de Runnin' with the Devil (um clássico inquestionável da banda e faixa 1 do primeiro álbum), não foi bem aceita pelas gravadoras.

Réplica feita pela Fender da guitarra "Frankenstein" de Eddie nos primórdios,tudo de mais barato para não estourar o orçamento da época
Depois da desilusão com a demo, a banda volta a tocar em bares. quando em 1977 são descobertos por um produtor da gravadora Warner no mesmo bar em que foram vistos por Gene Simmons, mas dessa vez são convidados a gravar o seu primeiro álbum, o Van Halen I, um dos grandes clássicos do Rock de todos os tempos (com minha menção honrosa ao lado nos 15 CDs para escutar).

O resto é uma bela história contada até hoje nas belas musicas do grupo "yankee-holândes"...
Banda super aconselhável a ser ouvida pelos que ainda não tiveram a oportunidade de desfruta-la.

Van Halen I autografado pelos gênios que o conceberam


Eruption: música na qual ficou imortalizado o tapping, tocada em 1994

3 comentários:

Saulo disse...

Bacana a história e o vídeo é Show de bola!

EU CANTAREI POR TI, MESMO QUE A VOZ ME DOA!
saulobotafogo.blogspot.com

Marcos Antonio disse...

VAN HALEN É F*DA!

eu me amarro esess caras!Eu até curti a fase com o Sammy Hagar!rs
Eu queria muito que o Michael Anthony voltasse a tocar com eles e eles deixassem o Wolfang Van Halen fazer a banda dele.

speed.king.thrasher disse...

nah... a fase do Sammy é boa tbm, tem varios discos legais.

É verdade se o Anthony voltasse seria melhor já q é da formação original, ver um show deles se tornaria melhor do q já é. Ñ deve ter sido bom ter sido jogado pra escanteio...

certamente ele poderá a afogar as mágoas com David Ellefson do Megadeth.