sexta-feira, 20 de março de 2009

Ninguém quer...


As reações a mudança no modo de como teremos o campeão de 2009 está gerando rebuliço total, e todas as pessoas de fora da cúpula da FIA querem sua mudança imediata. Nesse caso não falamos apenas dos fãs, mas também da FOTA, e todos os pilotos que vieram a público se manifestar foram altamente contra a mudança, nomes de peso com Schumacher, Massa, Alonso e Barrichello não gostam de idéia. Hamilton se juntou a eles hoje e considera tudo uma vergonha: "Acho que é uma vergonha o que está acontecendo com a F-1. É difícil de acreditar que essas decisões recentes melhorarão algo para os espectadores das arquibancadas e da TV, que devem ser sempre nossa prioridade. Acho que temos de esperar para ver".
De fato uma coisa a FIA nunca fez muito foi ouvir equipes e pilotos na hora de sentar e mudar as regras. A FOTA propôs uma nova pontuação semana passada e 3 dias depois Max Mosley vem com essa idéia incabivel de que para ser campeão o piloto tem que ter mais vitórias que o outro mesmo tendo menos pontos. Não há o que pensar nessa história senão que essas mudanças de última hora foram além de tudo uma alfinetada política na FOTA, mandando um recado como: "- vocês só correm" ou "- Aqui mandamos nós!". Seria algo terrivel se F1 começasse um ano que prometia tanto em pé de guerra por causa de cartolas poderosos que querem fazer dela seus próprios umbigos nojentos.

De fato nunca se mudou regras tão drásticamente faltando uma semana e meia para o começo do mundial, realmente parece que queriam que não houvesse tempo para reação, pois se isso viesse em Dezembro eu duvido que não haveriam protestos de diversas partes e tantas pressões que a FIA acabaria cedendo. Mas como fizeram isso nessa semana há pouco tempo para diplomáticamente discutir uma mudança nas regras. A FOTA hoje liberou um comunicado no qual se diz insatisfeita com as mudanças, e que não houve unanimidade na hora de fazer o regulamento de 2009, algo que feriria o código esportivo internacional. O único chefe de equipe que se posicionou a favor das mudanças foi Flávio Briatore, que é "chapa" desde muito tempo, de Bernie Ecclestone, ou seja tem um pé na FIA, e dificilmente seria contra algo que viesse de seu amiguinho poderoso.

Mas de qualquer forma eu ainda acredito que mesmo com forte oposição o regulamento será esse mesmo semana que vem(!!!) lá em Melbourne. Como disse, há pouco tempo para diplomáticamente resolver tudo e a FIA em sua história nunca deu muito ouvidos a ninguém na hora de mudar o regulamentos e circuitos. E muito menos aos fãs que são quem faz a categoria ser o que é mundialmente... realmente uma pena...

Nenhum comentário: