quinta-feira, 2 de abril de 2009

Ahhh os cartolas...


Eis que Trulli é o "novo" 3º colocado do GP da Austrália, ocorrido uma semana atrás, assim sendo Hamilton que fora considerado o 3º depois da prova está desclassificado da corrida por motivos bem discutíveis.
Digo pra vocês minha opinião sobre tudo isso: uma vergonha... (para não falar outra coisa) Para desclassificar tal piloto ou tal equipe de uma corrida e (ou) treino a FIA tem que ter todas as evidencias e depoimentos na mão, senão não se justifica desclassificar por desclassificar sem motivos concretos e argumentos fortes comprovados. A não ser que a FIA seja uma entidade que se basea nos achismos de meros comissários esportivos, que não são X-Mens, que não tem super poderes, não podem ler mentes e são mortais como eu e você.

Essa de desclassificar, voltar atrás, punir um, desclassificar o outro é um baita descrédito a esportividade a respeito do que acontece na pista, e cá a nós, eu não gosto de ver uma coisa acontecendo na pista e outra no papel, não me dá a sensação meritismo. Puni manda multa e volta atrás, que organização é essa? esse é um dos fatores que fazem os processo judiciais serem tão demorados, a certeza de estar fazendo justiça. O X da questão está ai, e olha que eu falo de nada mais que uma corrida de carros, na qual para decidir se um piloto agiu de má fé ou deixou o outro passar de propósito são precisos nada mais que algumas olhadas nas imagens on-board, câmeras de vigilância e comunicações via rádio equipe-piloto. Simples não?! Pois bem, os tais comissários só fizeram isso hoje... e adivinha só... descobriram que estavam errados! ohhhhh!!!!

Um baita progresso para a FIA que até uns anos atrás se negava voltar atrás nas atitudes.

Mas enfim, falando da realidade, Hamilton foi desclassificado por ter pregado falso testemunho a Deu... opss... fiscais esportivos após a corrida da Austrália. Lewis teria dito que após a saída de pista de Trulli, o italiano da Toyota o passou sem mais nem menos, sendo que segundo ele nesse depoimento ele, Hamilton, e sua equipe não haviam discutido esse caso no rádio antes da passagem do italiano. Porém só hoje foram descobrir ouvindo a comunicação de rádio da McLaren que Lewis mediante ao fato de Trulli ter saido da pista comunicou-se ao box sobre o ocorrido e foi prontamente solicitado pelo seu engenheiro a deixar o italiano passar. Sendo assim sua primeira versão do ocorrido estaria induzindo os comissários a erro, desclassificando Jarno.


Desse modo, sem uma base digamos, legal ou legitima, desclassificaram Hamilton, mais por ter mentido do que por qualquer outra coisa. Pelo lado da integridade está certo, Lewis mentiu, mas por outro ele não fez nada na pista que justificasse sua desclassificação.

Muita manda-chuvisse e pouca esportividade pra mim... o máximo que Hamilton/McLaren poderiam tomar seria uma multa e uma suspensão de observação... desclassificar já é demais, e ainda vindo das mesmas pessoas que o consideraram como verdadeiro 3º colocado no domingo.

Muito pano pra manga para esquentar as coisas na Malásia... o que acham? e olha que a previsão é de chuva...

Nenhum comentário: