quinta-feira, 2 de abril de 2009

Expectativas para Sepang


Chegamos a 2ª prova do mundial. O GP da Malásia no circuito de Sepang, que em seus 5.543m sempre soou depois de Melbourne como um balde de água fria, ou então, como algo capaz de produzir um resultado mais realista que na Austrália, já que se trata de um circuito permanente. Circuito que é bem largo, possui grandes áreas de escape, o que reduz bastante a chance de um acidente. Uma coisa que deve preocupar bastante as equipes nesse ano é o fato de encontrarem em Sepang um asfalto dos mais abrasivos da temporada, ou seja, para os pneus macios que mal suportaram mais de 10 voltas em Melbourne sem se deteorirar a Malásia será uma prova de fogo.

Destaque do traçado vai para dois retões, a reta dos boxes e a reta oposta que a antecede, onde nesse ano o uso do KERS, para os pilotos que o terão, pode favorecer bastante. E melhor para eles já que Sepang é um circuito de média para alta velocidade. Além dos dois retões existem duas curvas muito parecidas, 11 e 14 onde o raio a princípio é aberto e vai se fechando aos poucos. A prova será disputada como de costume em 56 voltas, e existe uma forte chance de termos chuva durante a corrida de domingo, já que a Malásia é mais ou menos como o norte do Brasil, em época de chuva ela cai mesmo e cai forte e principalmente nesse horário de fim de tarde, para o qual está programada a prova.

Veja o desenho da pista:

Essa prova será realmente interessante no quesito realidade, veremos se a Brawn é isso tudo mesmo em um circuito mais parecido com a maioria. De fato o carro Brackley deverá outra vez fazer frente ao pelotão, ao que tudo indica já que pouco deu para mudar (se é que deu para alguém fazer alguma coisa...) nessa semana pelo oriente. Por isso acretido eu que a Brawn continuará sendo o carro a ser batido.

Quanto a McLaren, resta juntar os cacos e lutar por pontos, se por acaso rolar um pódio seria magnífico já que o MP4/24 não parece ser, por enquanto, um carro vencedor. A chuva pode ser " La mão de dios" para o time e principalmente para Hamilton que já provou que é o melhor piloto nessas condições da atualidade.

A Ferrari vem precisando pontuar, e acho eu que viram muito bem em Sepang, já que Massa fez nos 2 últimos anos a pole position e Raikkonen ganhou no ano passado. Na Malásia o time pode ser forte, e se o carro não deixar os pilotos pelo caminho tudo leva crer que será uma boa corrida para eles.

Destaco também Kubica, Vettel, Alonso e até mesmo Kovalainen para a prova. Os 3 porque sempre surpreendem, e Kovalainen pois nos 2 últimos anos se deu bem em Sepang.

Ainda resta falar de Nelsinho... francamente não acredito em uma boa corrida dele, na Auatrália teve a sorte ao seu lado e disperdiçou. Como Sepang não é uma pista que permita ao piloto ter tanta sorte com frequencia, Nelsinho deve ficar mais para trás mesmo...

Mantendo o pé no chão, se a chuva vier, o que é provável, a coisa toda muda e quem está em baixo pode vir para cima. Tomara que a corrida seja boa... já que Sepang é históricamente é meio xoxa em termos de boas corridas...

2 comentários:

Felipe Maciel disse...

Se não chover, poderemos tirar conclusões melhores sobre a possibilidade de ultrapassagens com esse novo regulamento. Mas se chover, é garantia de uma boa prova.

Também acho que a Ferrari deve vir melho, vamos ver...

Marcos Antonio disse...

é vamos ver se teremos uma corrida melhor, pois Sepang só nos dá corridas xoxas. E que a Williams vença!hehehe