sábado, 18 de abril de 2009

Estrelas são estrelas


Red Bull e Vettel derrotaram hoje a Brawn em Xangai. Vettel assim marcou a 1ª pole position do time A dos enegéticos, 2ª na carreira, e com certeza é dos maiores, senão o maior favorito a corrida de amanhã. Pois bem, parecia no Q1 que mais uma vez teriamos o domínio da Brawn, Button marcou o 1º tempo até com alguma facilidade. Porém no Q2 e Q3 foi o alemão de 21 anos quem comandou. Embora a Red Bull esteja com o carro bem mais leve que a Brawn está com uma baita vantagem na 1ª fila 1º lugar com Vettel e 2ª fila 3º lugar com Webber, que deu uma de Hamilton em 2007 errando a entrada do box no Q1.

Falando em gente que faz a diferença está ai Alonso, que não passou de coadjuvante nas duas primeiras provas e alinha sua Renault em 2º amanhã. Está leve sim... mas botar um carro que estava completamente desacreditado na 1ª fila é para privilegiados. Nelsinho mais uma vez não passou do Q1. A desculpa de que o caro de Fernando está melhor não cola, quer dizer, estar ele está mesmo porque tem o tal difusor genérico, mas em tese na Malásia e na Austrália o carro de Alonso era o carro de Nelsinho de hoje, 17º lugar (16º pelo câmbio de Glock) é muito pouco, sendo que Alonso passou para o Q3 nas duas oportunidades. Nelsinho agora tem que tomar cuidado para não virar um F1 Reject.

A Brawn está bem. 4º com Barrichello e 5º com Button está de bom tamanho, já que estão bem mais pesados que os 3 primeiros, algo como 6 ou 7 voltas. Rubinho respira, largar a frente de Jenson é muito bom, porém não valerá de nada se chegar atrás na prova, mas a batalha do treino está ganha. Fora ainda que Rubens está mais pesado que Button.

Decepcionante o treino de Kubica, que larga em 18º(17º por Glock). O ano não está muito para o polonês, a falta de sorte na Australia e Malásia continua na China, vejamos o que ele pode fazer na corrida. Nick "The Used" Heidfeld larga em 11º.

McLarens e Ferraris em seus limites e de mãos dadas, 9º e 12º para Hamilton e Kovalainen e 8º e 13º com Raikkonen e Massa. Felipe que mais uma vez errou na classificação, na aproximação da curva 9 em sua última volta no Q2 a abortando, decepcionante.

Por fim uma menção honrosa a Buemi que chegou pela primeira vez na carreira ao Q3, quem disse que para se dar bem na F1 precisa ter uma super passagem pela GP2? larga em 10º o suiço que realmete está fazendo Bourdais deixar bastante a desejar. O francês larga em 15º com a punição de Glock.

Enfim a corrida promete, afinal o difusor e Brawn não são imbatíveis, a Red Bull provou isso. Com um bom piloto e bom projetista pode se chegar ao bom resultado.

Veja a classifiação com os respectivo peso de cada carro:
1. Sebastian Vettel, Red Bull, 644kg
2. Fernando Alonso, Renault, 637
3. Mark Webber, Red Bull, 646.5
4. Rubens Barrichello, Brawn GP, 661
5. Jenson Button, Brawn GP, 659
6. Jarno Trulli, Toyota, 664.5
7. Nico Rosberg, Williams, 650.5
8. Kimi Raikkonen, Ferrari, 673.5
9. Lewis Hamilton, McLaren, 679
10. Sebastien Buemi, Toro Rosso, 673
11. Nick Heidfeld, BMW Sauber, 679
12. Heikki Kovalainen, McLaren, 697
13. Felipe Massa, Ferrari, 690
14. Kazuki Nakajima, Williams, 682.7
15. Sebastien Bourdais, Toro Rosso, 690
16. Nelson Piquet, Renault, 697.9
17. Robert Kubica, BMW Sauber, 659
18. Adrian Sutil, Force India, 648
19. Timo Glock, Toyota, 652
20. Giancarlo Fisichella, Force India, 679.5

Disputa Piloto X Piloto:
McLaren: Hamilton 2X1 Kovalainen
Ferrari: Massa 1X2 Raikkonen
BMW: Kubica 2X1 Heidfeld
Renault: Alonso 3X0 Piquet
Toyota: Trulli 2X1 Glock
Toro Rosso: Bourdais 1X2 Buemi
Red Bull: Webber 1X2 Vettel***(0X3)
Williams: Rosberg 3X0 Nakajima
Force India: Sutil 1X2 Fisichella
Brawn: Button 2X1 Barrichello

4 comentários:

Marcos Antônio Filho disse...

é Nelsinh já é um F1 rejects, foi praga de todos os pilotos que Nelsão falou mal!

e corrida será decidida entre Vettel e Brawn.Ser´auma boa corrida!

Felipão disse...

Mais um grande feito do Vettel. Mas o favoritismo continua com a Brawn...

Leandrus disse...

E cara, eu torço muito por isso. Quero que a RBR vá muito bem na corrida para mostrar que não é só o difusor que faz a diferença, embora seja uma boa ajuda, e sim um carro bem projetado que é fundamental, algo que a Ferrari e a Mclaren não conseguiram fazer.

Bem lembrado o feito de Buemi, chegou na F-1 sem crédito mas até agora fez um bom papel e já até ofuscou Bourdais, a não ser que o francês faça uma excelente prova daqui a pouco.

Ateh!

GUSTAVO disse...

vettel fez um bom tempo é a segunda pole de muitas que virão por aí.