domingo, 5 de abril de 2009

Festa na piscina


Eis que Jenson Button mais uma vez, quem diria, vence uma corrida na F1 (Half-Race é verdade, mas até ai conta como vitória...), 3ª na carreira e 2ª no mundial de 2009 fazendo assim 100% de aproveitamento, junto com a equipe Brawn que por hora é imbativel. Mas nem tudo foi um mar de rosas para Jenson, sua largada foi muito ruim, foi superado por Trulli, que também não largou bem, por Alonso e por Rosberg que de 4 saiu para o 1 lugar na primeira curva. Facilmente Button passou por Fernando e depois de algumas voltas comboiava Trulli de perto. Na hora do pit outra cartada do mestre das estratégias Ross Brawn, ao invés de encher o tanque como fizeram Williams e Toyota, a Brawn fez um pit em 8.7s e levou Button sem esforço aparente ao 1 lugar.

Ai veio a chuva e Jenson parou no box junto com todos para trocar pneus e dai encher seu tanque... isso é que foi integração de primeira, digna de Ross em seus anos de ouro na Ferrari. Depois disso a corrida dele foi feita sem mais sustos e com uma senhora performance, abrindo bastante de Trulli. Até a hora que despencou a chuva e Jenson venceu. Atuação irretocável! e que time gênial.

O 2 foi Heidfeld que estava no lugar certo na hora certa. Antes de ser passado por Glock, antes de rodar, estava ele lá em 2 lugar tendo feito apenas uma parada. Pode não ter feito uma atuação digna ovação da torcida, mas chegou ao pódio com muita competência. Mais um 2 lugar para a coleção. Kubica não chegou nem a correr graças a um problema de motor do qual já reclamava durante a volta de apresentação. No grid ficou quase que parado, e quase foi abalroado pelos carros que vinham atrás.

Em 3 tivemos Glock que embora tenha largado péssimamente mal, fez uma aposta que lhe valeu a prova colocando ao invés dos pneus de chuva na hora do chove-não-molha, intermediários e assim sendo fez grandes ultrapassagens na pista. Merecia o 2, porém a falta de sorte fez que não, porém o pódio para Timo já é de bom tamanho. Bom dia para a Toyota, Trulli foi 4, e a tão cobiçada vitória tá chegando...

Barrichello foi discreto, demorou para passar Alonso no início da prova, assim perdeu muito tempo para Jenson Button, 7.1 s para ser exato. Depois pouco fez, é verdade que não teve muito o que fazer, mas eu esperava mais... sua situação fica difícil internamente na equipe, 2 X 0 para Button, Barrichello precisa reagir. Menos mal para ele foi que a corrida apenas valeu metade dos pontos.

Rosberg fez grande prova, merecia beeeem mais que o 8 lugar conquistado no fim. Nakajima não fez nada que merecesse ser comentado.

Falando da Ferrari... ah que corrida... começando por Kimi. Estava lá o homem de gelo relativamente bem em 7 no início da prova. Era chegada a hora de seu pit na volta 18, no céu nuvens ameçadoras, porém para quem tem a previsão do tempo ao vivo no pit wall, é muito cedo para escolher os pneus intermediários, e claro os de chuva extrema, tanto que ninguém havia arriscado. Eis que a rainha das estratégias Ferrari ataca novamente metendo pneus de chuva extrema no carro de Kimi para andar na pista seca. Não é preciso dizer que Kimi foi ultrapassado por todos na pista, claro, estava virando 20s mais lento por volta. E na hora que enfim começou a tão sonhada chuva, os pneus de Kimi já haviam se desfacelado no asfalto de Sepang. Restou a ele um modesto 14 lugar e um picolé consolador.

Massa não fez grande prova, mas vinha consistente em busca dos pontos, sua tática daria certo não fosse parada a prova na volta 33 de 56. teve que se contentar com o lugar do bobo em 9.

A McLaren, outra corrida desagradavél para o time. Hamilton fez o seu ficou em 7 que era 6 na hora que a corrida foi parada, pois bem somou seu primeiro pontinho no ano. na batalha contra os rivais do ano passado, Massa, Raikkonen e Kubica está na frente por 1 ponto... o único conquistado pelas estrelas da F1 em 2008. Apostaria nisso?!

Kovalainen ainda não completou uma volta em 2009, deve ter rodado com o carro inteiro em corrida não mais de 2 km até agora. Hoje marcou presença como o bundão da prova rodando escrotamente na primeira volta. Desculpe as palavras pessoal... mas o Kova tá pedindo... a proposito não li nada sobre sua rodada... se foi ele quem errou... xiiii...

Nelsinho não apareceu a corrida inteira ficou em modesto 13 lugar, pelo menos não cometeu nenhum erro na corrida. Alonso tentou de tudo para pontuar, mas rodou durante a prova e terminou em 11. Fato é que Nelsinho estava na frente de Fernando quando a bandeira vermelha foi dada. Não significa nada, mas vai, uma menção honrosa.

Fica, claro, minha crítica a FIA por ter feito a prova nesse horário, já que praticamente tinha se a certeza da chuva torrencial a sua metade. Bernie e Max precisam de geriátras e psicólogos urgentemente, algo em suas vidas vai bem errado para terem essas idéias de girícos.

2 semanas para tomar fôlego e China. É impossivel prever algo...

6 comentários:

Marcos Antônio Filho disse...

Quase Rosberg leva essa. Se a Corrida Fosse em CNTP a gente levava, mas tudo bem fica pra próxima. Eu acredito que Williams e Toyota ganham pelo menos uma esse ano.

e o Kimi ainda bebeu uma coca cola. Coca cola e picolé, qu emistura inusitada hein?rs

Ron Groo disse...

Festa na pscina foi ótimo.
Mas antes, quanto tudo tava seco foi sensacional.
Vamos pra China e que lá não chova!

Leandrus disse...

Belo texto, conseguiu comentar tudinho que aconteceu. Mas como assim só o Hamilton pontou entre as estrelas de 2008? O Alonso também pontuou! Não gosto dele (só como piloto mesmo), mas tem gente que vai te matar se ler isso, kkkk

Quanto a besteira feita pela Ferrari, ridícula. Não sei o que falta fazer de pior. Daqui a pouco até o Ross Brawn vai se irritar e vai lá fazer uma estratégia sensacional rapidinho!

Toyota tá muito bem, Trulli está um pouco discreto mesmo com os bons resultados mas Glock foi muito bem na Malásia. Também acho que a primeira vitória tá chegando, mas é bom se apressar antes que Mclaren e Ferrari, por exemplo, desenvolvam melhor seus carros nesse ano e a disputa na pista fiquei ainda mais acirrada.

Ateh!

Leandrus disse...

OBS: o meu msn era aquele mesmo que vc viu, leandrothrasher@hotmail.com

Felipão disse...

O Heidfeld é o campeão de estar na hora certa e lugar certo. Piloto feijão com arroz...

speed.king.thrasher disse...

Entendo Leandrus... é q me refiria a os aspirantes a título de 2008... o Alonso pulou fora rapidinho já que a Renault começo o ano mal... confesso que o emprego da palavra foi errado, Alonso sempre será uma estrela de F1!

abs!