sábado, 28 de março de 2009

"New World Order"


E como foi profetizado durante a pré-temporada para quem acreditava em contos de fadas, a Brawn marcou a primeira fila do grid de largada para o GP da Austrália, com Button em 1º e Barrichello em 2º. Realmente uma grata surpresa, há uma nova hierarquia na F1, hierarquia liderada pelo novissimo BGP 001. Mas falando em classificação agora, acredito em Button mais leve que Barrichello, pois aparentemente Rubens não errou em sua última volta rápida, a qual tivemos a oportunidade de ver inteira. Button não só baixou o tempo de Rubinho como botou nada menos que 0.3s no carro do companheiro de equipe conquistando assim sua 4ª pole na carreira. Mas a Brawn se mostrou soberana todo o tempo, Barrichello fez o melhor tempo do fim de semana no Q2 sendo que no Q1 o brasileiro também liderou. Que carro é esse?!

Vettel em 3º, eu achava que a Red Bull não estava com nada pois havia ficado mais atrás nos treinos livres, porém o brilhante alemão Vettel desmentiu e fez um grande tempo na classificação de hoje. O que me deixa meio de pé atrás é o tempo do companheiro Webber, apenas em 10º (8º), pode ser que Sebastian esteja mais leve também, mas de qualquer forma bela classificação do alemão.

BMW com Kubica em 4º e Heidfeld apenas em 11°( que virou 9°). Analisando por ai, vemos que não há vantagem nenhuma por enquanto em usar o KERS, já que Robert não usa e Nick sim. Mais valia mesmo um carro no Q2 vazio e sem o KERS, do que vazio com o despositivo no carro, mesmo com a opção o tal "Boost" no meio da volta, o peso a mais fez a diferença.

Rosberg vem bem em 5º, ele que liderou todos os treinos. Nico deve fazer uma corrida consistente, e acredito que devemos ficar de olho nele, é um dos que pode vir a surpreender. Pena para a Williams foi classificação ruim de Nakajima, apenas em 13º (virou 11°).

Toyotas estariam bem no grid, em 6º com Glock e 8º com Trulli. Estariam, pois foram desclassificadas pela configuração da asa traseira ser ilegal segundo os padrões da FIA, relmente uma pena para os japoneses que podiam fazer boa coisa na prova.

A Ferrari, quem diria mesmo tentando andar tudo o que dava ficou em 7° (que virou 6°) com Massa e em 9º(que depois virou 7º) com Raikkonen. Ao que parece o time italiano não está perdido como a McLaren mas tem um longo caminho a percorrer se quiser o primeiro lugar.

Ah a McLaren, o que houve com eles? apenas 14º( que virou 12º) com Kovalainen e 18º com Hamilton que teve problemas em seu câmbio no Q2. Lewis largaria de último não fosse a desclassificação da Toyota, mas isso não tira o título de pior motor Mercedes do grid para Hamilton. E ao que parece Kovalainen está melhor adaptado ao MP4/24 do que Lewis, Kova ficou em todos os treinos a frente do inglês campeão do mundo que deve estar furioso com o desempenho do carro.

Nelsinho foi salvo pelo gôngo, vai largar em 14° que seria 17° em conções normais, uma posição agora mais perto de Alonso do que antes, o espanhol que largaria em 12° agora larga em 10°

Enfim as cartas estão embaralhadas como nunca antes, a F1 vê se desde muito tempo em uma situação onde a corrida está completamente indefinida e sem dono... a prova será imperdível!

Grid:
BUT BAR
VET KUB
ROS MAS
RAI WEB
HEI ALO
NAK KOV
BUE PIQ
FIS SUT
BOU HAM
GLO TRU

Duelo Piloto X Piloto:
McLaren: Hamilton 0X1 Kovalainen
Ferrari: Massa 1X0 Raikkonen
BMW: Kubica 1X0 Heidfeld
Renault: Alonso 1X0 Piquet
Toyota: Trulli 0X1 Glock
Toro Rosso: Bourdais 0X1 Buemi
Red Bull: Webber 0X1 Vettel
Williams: Rosberg 1X0 Nakajima
Force India: Sutil 0X1 Fisichella
Brawn: Button 1X0 Barrichello

Um comentário:

Felipão disse...

Agora...

Esse filho do Piquet é um lixo...

Xô PIquet...