sexta-feira, 27 de março de 2009

Surpresa até demais...


Pois bem, com a marca de 1:26.053 Nico Rosberg (quem diria!) fez o melhor tempo da sexta-feira, baixando assim em mais de 0.5s a pole de Hamilton do ano passado. Teoricamente os carros ainda não estão com o set up de classificação extremo como vão estar por exemplo, no Q2 de logo mais, mas esse tempo diz muito sobre o que o pneu slick pode trazer em beneficio da performance, praticamente anulando a falta de downforce traseiro e o excesso de arrasto diânteiro.

Mas algo muito interessante que tive a oportunidade de ver ontem durante os treinos, foi o quanto a traseira dos carros está nervosa, algo que causou varias saídas de pista e a rodada de Nelsinho no primeiro treino. É visivel a dificuldade dos pilotos na câmera on-board, a dirigibilidade dos carros está bem complicada pelo pequeno aerofolio traseiro. O fator humano que os românticos tanto falavam e nostalgeavam pode estar de volta.

Mas falando da classificação, uma gratíssima surpresa a Williams em 1°, e ainda, na minha opinião pelo menos, convencendo de que tem um carro bom, já que Rosberg foi o 1º nos dois treinos e Nakajima sempre na espreita sendo o 2° no primeiro e 7º no segundo.

A Brawn mais uma vez foi destaque com Rubinho em 2º no treino da tarde e Button em 5°. Não me surpreenderia em vê-los na pole tão quanto o que disse ontem do Q3, é equipe para brigar pela vitória certamente, que legal! A tempo, está já quase confirmado de que os carros contarão com o patrocínio da Virgin (isso ai, aquela empresa que quase co,pro seu espólio). Toyota também vem bem, ou seja, o tal do difusor é uma arma letal e que pode vir a decidir inclusive o mundial em seu começo pela vantagem que estas equipes botam em cima das outras sem o difusor.

A Ferrari ainda está na defensiva, acredito que só irá partir pra cima na classificação mesmo, já que os termpos de Massa e Kimi com pneus duros foram classificados em 10º e 11º respectivamente, muito pouco para o time italiano.

A McLaren ao que indica parece estar mal mesmo, que o diga Hamilton que ficou em 18º(!!!) e jamais esteve entre os primeiros, seu companheiro Kovalainen na primeira sessão foi o 5º e na segunda ficou uma posição a frente de Lewis, melhor para o finlandês por enquanto.

BMW por enquanto discreta, assim como no ano passado só devem se revelar no sábado. Kubica foi 15º e Heidfeld 16º. Importante dizer que Nick vai correr de KERS e Robert não, exatamente pelo fato de Nick ser bem mais leve.

Nelsinho foi outra decepção, rodou e não conseguiu bons tempos, tá certo que a Renault não é aquele carro, mas Piquet com relação a Alonso ficou devendo.

Enfim... muita ansiedade, muita espera, muita coca-cola e muito Thrash Metal até o treino de logo mais pessoal! promete ser bem emocionante e revelador... realmente, novos tempos que começam apartir desse fim de semana na Austrália...

2 comentários:

Marcos Antonio disse...

Eu to tenso, cara! Não esperava a Williams tão bem, e tomara que se mantenha, já pensou Rosberg na pole? Eu tenho um troço!rsrsrs

Pedro disse...

Duas Coisas:

1- Como essas calotas são feias, pelo amor de deus
2- Lembra do meu sonho ano passado, Rosberg campeão em cima do Barrichello? então. vai acontecer esse ano. Certo que la o Barrica tava d Ferrari, mas esse ano ele ta com o Ross Brawn, então é quase la... AHAuhaUAhuaHUA