domingo, 26 de abril de 2009

A ressureição do vivo


Surpreendente, Jenson Button venceu o GP do Bahrein hoje pela manhã, somando nada menos que 3 vitórias em 4 provas e 31 pontos em 35 possíveis na temporada de 2009. Uma história impossivel e inimaginavel se olhassemos para o ano passado no qual o piloto inglês fez apenas 3 pontos e em apenas uma corrida, e hoje o 3 conta o seu número de vitórias. Button e Brawn eram vistos por todos, e até por eles mesmos como francos atiradores que por não terem o melhor equipamento entravam na prova com o objetivo de marcar o máximo de pontos.

Começaram a ganhar a corrida na 1ª volta quando Vettel, principal candidato a vitória, largou mal e foi ultrapassado por Button e Hamilton. Sendo assim Button no ritmo de prova foi perfeito, ultrapassando Hamilton no início da 2ª volta e começando a apenas comboiar as Toyotas que estavam mais leves que a Brawn. Logo após o primeiro pit Button voltou a frente de Trulli que passara Glock, que havia largado de 2º para 1º na largada, assim caminhando tranquilamente até a bandeira quadriculada.

1B, ou melhor (Groo mode off), Barrichello mais uma vez foi fogo de palha, levou tempo de Button a corrida inteira e na minha opinião, não resta dúvida, já é 2º piloto da Brawn. Foi o 5º... qual será a desculpa dessa vez?

Vettel perdeu a possibilidade de ganhar quando largou mal e não conseguiu passar Halmilton antes da parada. Acabou tendo que se contentar com o 2º lugar, passando Trulli depois da segunda parada, o que convenhamos não é nada mal nem para o alemão nem para Red Bull. A curiosidade é que essa foi 1ª vez que Vettel foi ao pódio sem ganhar a corrida.

Trulli foi 3º. Acabou sendo prejudicado pela largada ruim, pois perdeu a posição para Glock que tinha um ritmo de prova bem mais fraco que o seu. Tentou se manter a frente de Vettel no meio da prova, porém foi atrapalhado pelo pneu duro, assim acabou perdendo o lugar. Mas a exemplo de Vettel o 3º está de muito bom tamanho. Já Glock fez uma largada muito boa, porém no ritmo de prova foi vencido pelos demais pilotos assim sendo apenas acabou a prova em 7º.

Lewis Hamilton fez boa corrida, aproveitou-se nítidamente do KERS na largada para ir ao 3º lugar. Não tinha ritmo para ir pra cima de nenhum dos pilotos a sua frente, mas fez muito bem em comboia-los. A McLaren já vai mostrando vida depois de 3 provas desastrosas com esse bom 4º lugar. Kovalainen correu... e chegou, nem sequer mostrado pelas câmeras, 12º lugar.

Azar de Massa que largou mal e na 1ª curva acabou tocando em Raikkonen num acidente sem culpa nem dele , nem de Kimi, e Barrichello, que acabou sem querer forçando Massa para fora. Restou para ele uma amarga 14º posição vendo seu companheiro Kimi marcando os primeiros 3 pontos do time numa consistênte, mas sem brlho, 6ª posição.

Nelsinho fez uma boa apresentação, ficou muito tempo na zona de pontos e só foi 10º pois não tivemos quebras e acidentes na prova, caso contrário Piquet sairia de lá pelo menos com 8º. Alonso não fez corrida boa mas acabou pela estratégia conservadora fazendo 8º lugar.

Aliás, falando em abandonos, apenas Nakajima deixou a prova e isso há apenas 9 voltas do fim da prova com problemas na pressão do óleo. E isso tende a ser uma constante na temporada, pela redução da rotação dos motores e a durabilidade do câmbio devemos ter poucas quebras ao longo do ano. Menos alternativas.... mas, menos prejuizo para equipes

O que dizer das BMW? a expressão "show de horror" traduz bem a corrida do time alemão quebrando o bico dos dois carros em toques na 1ª curva e chegando nas duas últimas posições na prova. A equipe que ano pasado no Bahrein foi pole com Kubica e chegou em 3º com o mesmo não conseguiu sequer passar uma simples Toro Rosso. Infelizes 18º e 19º lugares para Kubica e Heidfeld.



Aliás que se diga, boa evolução da Force India que deixou, pelo menos por hora, a rabeira do pelotão deixando-a para a surpreendente BMW.


2 semanas e Espanha. O circuito do Bahrein realmente nunca proporcionará corridas históricas e isso foi provado hoje na melhor corrida lá já disputada. A corrida foi boa, mas normal, não tivemos acidentes, mas tivemos boa alternancia de posições, coisa que não tinhamos. Vejamos se a corrida da Espanha será como foram as 4 primeiras, de tirar o fôlego!
Veja o resultado depois das 57 voltas:
1°. Jenson Button (ING/Brawn), 1min31s48s182 (57 voltas)
2°. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), a 7s187
3°. Jarno Trulli (ITA/Toyota), a 9s170
4°. Lewis Hamilton (ING/McLaren), a 22s096
5°. Rubens Barrichello (BRA/Brawn), a 37s779
6°. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), a 42s057
7°. Timo Glock (ALE/Toyota), a 42s880
8°. Fernando Alonso (ESP/Renault), a 52s775
9°. Nico Rosberg (ALE/Williams), a 58s198
10°. Nelsinho Piquet (BRA/Renault), a 1min05s149
11°. Mark Webber (AUS/Red Bull), a 1min07s641
12°. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), a 1min17s824
13°. Sébastien Bourdais (FRA/Toro Rosso), a 1min18s805
14°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 1 volta
15°. Giancarlo Fisichella (ITA/Force India), a 1 volta
16°. Adrian Sutil (ALE/Force India), a 1 volta
17°. Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso), a 1 volta
18°. Robert Kubica (POL/BMW), a 1 volta
19°. Nick Heidfeld (ALE/BMW), a 1 volta

Um comentário:

Leandrus disse...

Cara, também acho que a situação ficou um pouco complicada para o Rubens; já está sendo praticamente engolido pelo seu companheiro de equipe, que foi ao pódio nas 4 corridas, enquanto Rubinho, que já falhou em treino, largada, ritmo de corrida, só foi a 1. E olha que nem tô falando de vitórias. Gosto do brasileiro, mas precisa superar Button urgentemente antes que seja tarde demais.

Quanto às Toyotas, a equipe errou ao apostar nos pneus duros logo após o primeiro pit. Se não fosse isso, Trulli poderia ter sido pelo menos o 2º. Glock, não sei, rs. Acho que o italiano tem todos os motivos para sair do Bahrein emburrado.

Ateh!