segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Alemanha: a nova força do automobilismo?

Bom, primeiro gostaria de me apresentar, já que não é mais o dono do blog quem vos fala. espero que seja o primeiro de varios outros posts meus por aqui.

Segundo, gostaria de mencionar que a Alemanha nunca foi um país do Automobilismo. Não até 1994, quando ganhou seu primeiro titulo, desnecessário dizer com quem. O mesmo homem que levou os outros 6 titulos da potencia européia. Desde então, outros pilotos alemães desembarcaram na categoria, como Ralf Schumacher, irmão do "Homem" e Heinz-Harold Frentzen, que conseguiu até uma vaguinha como numero 2 em 98. Porém desde 2006 e com mais força ano passado temos uma invsão alemã na F1. Em 2005, eram apenas 3 pilotos: Michael e Ralf Schumacher e Nick Heidfeld. Porem no mesmo ano, na GP2, categoria criada para servir de escala até a F1, criada no mesmo para substituir a F3000, Nico Rosberg, filho do campeão finlandes Keke, sagrava-se campeão e obtiva uma vaga para a F1 2006, na equipe Williams, sendo companheiro do já experiente Mark Webber.
Em 2007, mais dois alemães chegaram a categoria principal do automibilismo: Adrian Sutil, na fraca Spyker e em Indianápolis, substituindo Robert Kubica na BMW, pois este havia sofrido um acidente no Canadá, Sebastian Vettel, que no ano anterior já andava nos treinos livres da F1 e a partir da prova da Hungria, passou a piloto titular da Toro Rosso substituindo Scott Speed. Para completar na GP2, Timo Glock, que ja havia andado de Jordan alguns anos antes derrota Lucas DiGrassi e torna-se campeão, alcançado uma vaga na Toyota para 2008
Em 2008, a Alemanha contava na F1 com Nick Heidfeld (BMW), Nico Rosberg (Williams), Timo Glock (Toyota), Adrian Sutil (Force India, ex-Spyker, Midland e Jordan) e Sebastian Vettel na Toro Rosso (mais tarde assina contrato com a Red Bull para o lugar do aposentado David Coulthard). Nesse ano, quem se da melhor é Heidfeld, atras do seu companheiro na forte BMW, porem com um desempenho superior a Glock, que parece que se acertou, mas antes sofreu com acidentes, Rosberg, que sofre sem carro, Vettel, que depois de acertar com a Red Bull começa a fazer "milagres" com a fraca Toro Rosso e Sutil, que alem de andar na pior equipe ainda tem uma excelente regularidade constatada por mim: 2 abandonos, 1 final de corrida, 1 abandono, 1 final. e depois sucessivamente. quem tiver duvida só verificar no site oficial da F1.
Desses, o que mais promete é Vettel, já que tem um imenso talento, é jovem e tem um acerto para a Red Bull em 2009, ou seja, pela primeira vez vai dirigir um carro com boas chances desde o começo do ano. Rosberg no futuro pode andar bem, se acertar com a McLaren, pois parece que da Williams não se espera muito. e na minha humilde opinião anda mais que Kovalainen (Até o derrotou na GP2 em 2005, deixando com o vice).
Na GP2 por enquanto nada de alemães. o dominio é de Giorgio Pantano seguido do sobrinho de Ayrton Senna, Bruno.
Porem na F3 européia, uma aposta do (multi)campeão mundial Schumacher chama atenção: Nico Hulkenberg, muito rapido e habilidoso, porém sofre de inexperiencia e raramente anda bem na parte de tras do grid. Só pra emendar, podemos esperar muito de outro finlandes: Mika Maki, tambem da F3

Nenhum comentário: