sábado, 30 de agosto de 2008

Perfil - Jacques Villeneuve


Dados Pessoais e da Carreira:
Nascimento: 09/4/71
Nacionalidade: Canadense

INDYCAR:
Primeiro GP: Surfers Paradise (Austrália) 1994
Último GP: Laguna Seca (Eua) 1995
Melhor Grid: 1 lugar(x6)
Melhor Resultado: 1 lugar(x5)
GPs: 33
Pontos: 266
Títulos: 1
Equipes que passou: Forsythe-Green/Green
FORMULA 1:
Primeiro GP: Austrália 1996
Último GP: Alemanha 2006
Melhor Grid: 1 lugar(x13)
Melhor Resultado: 1 lugar(x11)
GPs: 165
Pontos: 235
Títulos: 1
Equipes que passou: Williams/B.A.R./Renault/Sauber/BMW

Jacques desde pequeno gostava de corridas, ele fora influenciado por seu tio Jacques e por seu pai Gilles que eram pilotos. Seu tio foi o primeiro canadense a ganhar uma corrida na IndyCar, o Gp de Elkhart Lake de 1984 e seu pai alcançou o sucesso maior, teve o privilégio de ganhar corridas na F1 a bordo de uma Ferrari. Mas em 1982 Gilles morreu durante os treinos para o Gp da Bélgica em Zolder após seu banco ter se desprendido do cockpit e de ele ter sido catapultado para fora da pista batendo assim nas cercas de arame.

Gilles: Jacques teve de quem puxar o arrojo
2 anos depois ele pede a sua mãe um kart para seguir os passos do pai, ela topa mas com a condição de que Jacques melhore suas notas na escola. Em 1983 Villeneuve começa a correr pra valer, impressiona no kart o que faz com que seu tio o matricule na escola de pilotagem Jim Russell em Quebec. Ele se destaca na escola, e em 1988 começa a andar na Europa em um campeonato de Alfa Romeo. Em 1989 ele começa sua carreira em fomulas, começa na F-3, porém não tem bons resultados e em 1993 decide junto a seu amigo-empresário e futuro sócio Craig Pollock a começar uma carreira nos Eua. Jacques começa a andar de F-Atlantic, e impressiona em seu primeiro ano.

Em 1993 Ville começa sua história nos Eua
Já para 1994 ele recebe uma proposta para se juntar a equipe Forsythe-Green na IndyCar, o ano começa mal para o canadense com 3 acidentes nas 3 primeiras provas, mas em Indianapolis quarta etapa do ano ele consegue um grande resultado chegando na 2 posição, apartir dai Jacques começa a mostrar mais serviço, sempre aparece no grupo das disputas de vitória porém a constância não é seu forte. Ele ganha sua primeira corrida na 14 etapa o Gp de Elkhart Lake coincidência ou não 10 anos depois da de seu tio no mesmo lugar. Acaba o ano em 6 lugar no campeonato e fatura o prêmio de novato do ano.
Jacques começa bem 1995 vencendo a prova de abertura nas ruas de Miami, mas o auge de sua carreira nos Eua ainda estava por vir naquele ano, ele fatura as 500 milhas de Indianapolis e com mais 3 vitórias no ano se sagra campeão da IndyCar derrotando um dos melhores pilotos que a categoria já teve o americano Al Unser Jr. Ainda no mesmo ano Jacques é convidado por Frank Williams a testar em Monza no mês de Agosto, ele anda bem e garante lugar na F1 para 1996.

Villeneuve vence a 79 edição das 500 milhas de indianapolis
O ano de 1996 começa e com uma surpresa, Ville larga na pole position já na primeira prova do ano e dele na F1 o Gp da Austrália, uma corrida que seria dele não fosse a perda de rendimento no seu motor à 10 voltas do fim, chega em 2 com Hill seu companheiro de equipe em 1. Jacques é a sensação do ano ganha o Gp da Europa quarta corrida da temporada, mas acaba perdendo o campeonato na sua inconstância até a metade do ano. Ville ganha de forma brilhante o Gp de Portugal e adia a decisão do mundial para o Japão, onde larga na Pole, porém larga muito mal cai para 8 posição após a primeira curva, tenta ensaiar uma recuperação mas 2 voltas depois da segunda parada de pit perde a roda no fim da reta dos boxes, o que o tira da prova e também da disputa pelo título. Acaba o ano em 2 com 78 pontos 19 a menos que Hill.

Em 1996 Villeneuve chega a F1 e mostra seu arrojo já nas primeiras provas
Para 1997 Ville chega como o grande favorito, pois a Williams tinha o melhor carro e Hill o atual campeão se muda para a Arrows. Já no Gp Brasil, segunda prova, Jacques ganha convincentemente espantando as zebras da Austrália quando ele abandonou na primeira curva. Jacques marca 4 poles nas 4 primeiras provas, o ano começa bem. Nos Gps de Mônaco e da Bélgica o canadense mostra o seu grande ponto fraco, andar na chuva, em Mônaco ele e Frentzen, seu companheiro, largam de pneus de seco na pista molhada e na Bélgica Villeneuve é ultrapassado na 2 volta por seu algóz da F1 Michael Schumacher que vence a prova. Ville é desclassificado do Gp do Japão por ignorar bandeiras amarelas durante os treinos, o que da muita discussão, gera rivalidade e clima tenso para o Gp da Europa última corrida do ano. Na classificação ele, Schumacher e Frentzen empatam no 1 lugar com o mesmo tempo, a ordem do grid é definida pela ordem em que os pilotos marcaram seus tempos assim Jacques larga em 1, Schummy em 2 e Heinz em 3. Na largada Schumacher passa Villeneuve, a Williams tenta de tudo para passar o alemão mas só após a segunda parada com seu carro se comportando melhor do que a Ferrari ele tem a oportunidade de atacar, ele o faz e Schumacher joga seu carro em cima, bate a roda na lateral da Williams de Jacques, quebrando assim a suspensão da Ferrari e abandonando a prova, mais tarde o alemão seria desclassificado do 2 lugar no mundial pela manobra. Com isso Ville é campeão em 1997 com 81 pontos somados ao fim do ano.

A fatídica batida na curva "dry Sac" em Jerez que decide o mundial de 1997
O canadense chega para 1998 como o piloto a ser batido, porém a Williams não acompanha a evolução de McLarens e Ferraris ficando assim fora das brigas por vitórias. Villeneuve começa o ano mal, é batido por Frentzen no início do ano, se envolve em confusões e acidentes, a mais famosa delas nos treinos para o Gp de Mônaco com o brasileiro Ricardo Rosset, quando Rosset não conseguiu se classificar para a prova e numa de suas rodadas durante o treino oficial atrapalhou Villeneuve que meteu a boca no brasileiro após a sessão. Apartir do Gps da Alemanha e da Hungria Villeneuve renasce na temporada com dois 3 lugares. Acaba o ano em 5 com 21 pontos.

O redimento da Williams cai sensívelmente em 1998
Em 1999 Ville e seu empresário Craig Pollock compram a equipe Tyrrell e montam a British American Racing conhecida como B.A.R.. De fato eles mostram seviço no começo do ano, o que acaba prejudicando a performance do time é o carro que sempre quebrava. Ele da trabalho as Ferraris na Espanha ocupando por algumas voltas a 3 posiçao depois de largar em 5, porém quebra o câmbio e abandona. Para ter uma idéia da inconstância do carro a primeira corrida terminada por Jacques no ano foi o Gp da Bélgica 13 etapa do ano. Ele perde a maior chance de pontuar em Nurburgring quando abandona numa confortável 5 posição a poucas voltas do fim. Jacques acaba o ano sem marcar pontos.

1999: um ano para esquecer
Em 2000 a B.A.R. consegue um trunfo, uma parceria com a Honda que já surte efeito na primeira prova do ano, tanto Ville quanto Zonta, seu companheiro de equipe, chegam na zona de pontuação do Gp da Austrália. Ville faz uma boa temporada, o carro se mostra bom e ele contântemente ele anda na zona de pontos. O canadense consegue quatro 4 lugares durante o ano nos Gps da Austrália, França, Austria e Eua como melhores resultados, acaba o ano em 7 com 17 pontos. 2001 começa com um grande susto na Austrália para Jacques ele bate com Ralf Schumacher na 5 volta da corrida, o carro do canadense voou de encontro ao alambrado e uma das rodas do carro passarou por cima da cerca matando um fiscal de pista. Porém após essa tragédia o ano para ele é de progresso com relação aos 2 primeros anos do time, assim conseguindo 2 pódios na Espanha e na Alemanha, ambos no 3 lugar. Acaba o ano denovo em 7 lugar.

A batida de Jacques na Austrália mata um fiscal de pista
Em 2002 a performance do carro cai bastante com relação aos 2 últimos anos, soma seus primeiros pontos apenas no Gp da Inglaterra com um belo 4 lugar numa corrida chuvosa, chega de novo na zona de pontuação no Gp dos Eua com um 6 lugar. Acaba 2002 apenas com 4 pontos na 12 posição. Apartir de 2003 sua performance começa a cair, soma pontos com um 6 lugar no Brasil, depois disso é ofuscado por seu companheiro de equipe Jenson Button no restante do mundial. Jacques insatisfeito, após o Gp dos Eua sai da B.A.R. e não corre na última corrida em Suzuka. Acaba o ano com 6 pontos em 16 no mundial.

A performance de Ville começa a cair em 2003
Em 2004 o canadense tira um ano sabático, ele não corre durante boa parte do ano. No fim da temporada é chamado pela Ranault para substituir o italiano Jarno Trulli no carro de número 7 para as 3 últimas provas do ano. Ville demonstra estar definitivamente fora de forma, não consegue resultados expressivos mas mesmo assim é contratado pela Sauber para a temporada de 2005.

Ville retorna a F1 no Gp da China de 2004 substítuindo Trulli na Renault
Jacques tem um ano mediano em 2005 de acordo com as limitações do equipamento, marca 5 pontos com um 4 lugar em San Marino. O canadense sem explicação tira dele e de Felipe Massa seu companheiro de equipe a ótima chance de pontuar em Mônaco, o que gera um clima ruim na equipe momentâneamente. Pontua pela última vez no Gp da Bélgica com um 6 lugar. Ville acaba o ano em 12 com 9 pontos.

Jacques no verginhoso Gp dos Eua
Em 2006 a Sauber vira BMW. Jacques consegue um bom resultado na Malásia somando seus primeiros pontos com um 7 lugar e também soma um 6 lugar na prova seguinte, Austrália. Porém é quase sempre mais lento do que Nick Heidfeld seu companheiro de equipe durante o ano. Ele se acidenta na Alemanha, se sente mal fisicamente e é substituido para o Gp da Hungria prova seguinte. Ele é demitido após o bom resultado do promissor polonês Robert Kubica. A carreira de Jacques na F1 chega ao fim. Soma 7 pontos e acaba o ano em 15 lugar.

Jacques bate na Alemanha, sua última aparição na F1
Em 2007 Jacques tenta a carreira na Nascar participa de algumas corridas e até tem boas performances, mas ele não consegue equipe fixa, além de também se aventurar no mundo da música gravando um CD, Villeneuve toca guitarra e canta no disco. Em 2008 Villeneuve já andou na Le Mans World Series na prova das 24 horas de Le Mans ao lado de Marc Gene e Nicolas Minassian, chegam em 9 na prova. Ele também corre esse ano na SpeedCar, uma categoria americana parecida com a Nascar para segundo ele próprio ganhar experiência dirigindo esse tipo de carro, já que Jacques pretende no futuro seguir carreira na Nascar.
Ville andando esse ano em Le Mans

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