terça-feira, 2 de setembro de 2008

Vale a pena ver de novo - GP da Bélgica 1998


A F1 chegava a Bélgica em 1998 num momento crucial da temporada, Schumacher e a Ferrari começavam a reagir diante dos não mais imbatíveis McLarens de Coulthard e Hakkinen. Porém o carro da McLaren se comportava melhor em pistas de alta velocidade, um exemplo disso havia sido o pleno dominio da equipe inglesa no Gp da Alemanha quando Schumacher não conseguiu fazer melhor do que um 5 lugar. Confirmando isso Hakkinen faz a pole em Spa-Francorchamps seguido pelo companheiro Coulthard em 2 e Schumacher se classifica em 4. O 3 no Grid foi Damon Hill da Jordan que estava tentando progredir na temporada de 1998, pois haviam começado mal a temporada marcando apenas o primeiro ponto do ano com Ralf Schumacher na 9 etapa o Gp da Inglaterra com 6 lugar. Hill por sua vez havia marcado os primeiros pontos na Alemanha com um 4 lugar e vinha empenhado a conseguir um bom resultado na Bélgica pois na Hungria havia repetido o bom resultado de Hockenheim.

O circuito de Spa-Francorchamps foi o palco para uma bela corrida em 1998
O dia 30 de Agosto de 1998 amanheceu chuvoso em Spa-Francorchamps e assim foi realizado o warm-up em que poucos carros foram para a pista e quem tentou andar forte bateu, como Coulthard, Fisichella e Tuero, Schumacher faz o melhor tempo e ganha destaque, com a pista molhada ele sabia que teria e igualdade ou até vantagem na disputa com Mika. Chegava-se perto das 14:00 locais, horário da corrida começar, pilotos e dirigentes de equipes pediam a direção de prova para atrasar a largada ou começar a prova com Safety Car. Depois de muita conversa nada acaba sendo feito e a largada é dada como em situação normal.
Os carros após a volta de apresentação tomam posição no Grid de largada sem que o dilúvio tenha parado ou diminuido e depois de as 5 luzes vermelhas acesas se apagarem começa a corrida. Hakkinen apesar de ser um piloto reconhecidamente ruim em pista molhada tomando como exemplo do Gp da Inglaterra do mesmo ano pula na ponta após a "Source"primeira curva seguido de Villeneuve que havia largado bem de 6 para 2 posição, Schumacher em 3, Coulthard em 4 e Irvine em 5, foi quando no começo da descida para a curva "Eau Rouge" Coulthard se toca com Irvine o que acaba ocasionando uma batida gigantesca onde são envolvidos 13 carros no meio do spray em que ninguém vê nada. A prova é interrompida e com a disponibilidade de apenas um carro reserva por time Barrichello, Salo, Panis e Rosset não participam da relargada que contou com o número de voltas normal, 44.

Coulthard, Irvine, Herbert, Salo, Diniz, Trulli, Nakano, Rosset, Takagi, Panis, Verstappen, R. Schumacher e Barrichello se envolvem num dos maiores acidentes da história da F1
Na segunda largada Damon Hill larga bem e assume a ponta, Hakkinen divide a primeira curva com Schumacher pela 2 posição, os dois se tocam Hakkinen roda, e é acertado por Johnny Herbert e ambos abandonam a prova. Com o toque de Schummy e Mika, Irvine passa para 2 mas logo cede a posição para Michael na reta após a "Raidillon". Após isso ainda na primeira volta Coulthard e Wurz se tocam o que tira o austríaco da prova mas Coulthard continua e vai para último, após isso o Safety Car entra na pista.

Herbert vê Hakkinen atravessado e não consegue fazer nada, a batida é inevitavel
Poucas voltas depois da saida do SC Irvine roda e perde o bico, porém antes disso Schumacher ultrapassa Hill pelo primeiro lugar. A chuva continuava caindo forte, o que tira Villeneuve, Takagi e Irvine da prova. Parecia que a corrida caminhava para o dominio de Schumacher que era o melhor piloto quando tratava-se de pista molhada, porém na volta 25 Michael chega em Coulthard que ocupava a 8 posição, David não dava brechas para Michael passar foi quando antes da curva "Pouhou" Coulthard aparentemente freia na frente da Ferrari do alemão, Schumacher bate em David e fica com o carro em 3 rodas. Ambos levam seus carros até o pit, é o fim da corrida para Michael que sai furioso do carro após chegar ao box da Ferrari. Ele vai de imediato ao box da McLaren tirar satisfações com Coulthard, os Mecânicos tanto da equipe inglesa quanto da Ferrari seguram a briga e sem sucesso no confronto Schumacher volta ao pit lane da Ferrari. Anos mais tarde Coulthard revelaria que freiara de proposito para que Schummy batesse em sua traseira em troca de uma bolada oferecida pela McLaren.

Schumacher bate em Coulthard, o que gera muita polêmica
A corrida ainda seguia e nesse momento Hill era o 1 e Ralf Schumacher era o 2, foi quando a Benetton chamou Fisichella para o pit, o italiano estava atrás de Nakano na pista naquele momento quando na chicane da Bus Stop, entrada do pit, Fisichella foi cegado pelo spray do carro da Minardi do japonês o que proporcionou uma batida forte e logo depois um princípio de incêndio no carro de Fisichella que ao ver o fogo pulou fora da Benetton de número 5, poucas voltas depois disso Nakano voltaria a pista com o carro reparado 5 voltas atrás. Esse acidente traz novamente o Safety Car a pista.

Giancarlo pula fora do carro após a batida com Nakano na "Bus Stop"
A McLaren conserta o carro de Coulthard e consegue bota-lo de volta a pista novamente. Nesse momento temos 8 carros na pista com Hill ainda em 1 Ralf em 2 e Alesi com a Sauber em 3. Nas ultimas 15 voltas que separaram o último SC do fim da prova praticamente não houveram mais disputas pois as condições eram as piores possiveis e com isso todos se acomodaram com suas respectivas posições.

Amigos por um dia: A corrida fez de Ralf e Hill amigos... momentâneamente
Portanto a prova acabou apenas 8 carros e com o esse resultado após as 44 voltas:
1. D. Hill - Jordan Mugen Honda (1:34.47.407)
2. R. Schumacher - Jordan Mugen Honda (+ 0.932)
3. J. Alesi - Sauber Petronas (+ 7.240)
4. H. H. Frentzen - Williams Mecachrome (+ 32.243)
5. P. Diniz - Arrows Yamaha (+ 51.682)
6. J. Trulli - Prost Peugeot (a 2 voltas)
7. D. Coulthard - McLaren Mercedes (a 5 voltas)
8. S. Nakano - Minardi Ford (a 5 voltas)
Volta mais rápida: M. Schumacher - 2:03:766

Ai esta um video com os melhores momentos da corrida:
Murray Walker: "- an unbelieveble race!"
Enjoy!

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