quarta-feira, 24 de setembro de 2008

A infantaria noturna

As equipes já começaram o reconhecimento ao circuito de Cingapura, que por sinal promete ser uma atração a parte por seu cenário deslumbrante e paisagens noturnas dignas de cartões postais.

Uma imagem fala mais que mil palavras
A iluminação será de 3000 lux algo como 4 vezes a de um campo de futebol, as luzes são concentradas em apenas um lado do circuito, lado que pode variar ao longo do traçado. São aproximadamente 1.500 refletores pelo circuito a 4 metros um do outro, pindurados por uma armação de alumínio que fica a 10 metros do chão. Para que tanta luminosidade não atrapalhe os pilotos no caso de chuva os engenheiros da Philips, empresa responsável pela iluminação do circuito, irão projetar os feixes de luz em ângulos diferentes. Chuva, que por sinal é a previsão (é isso ai, de novo). Ela está prevista para a prova, diz o site oficial da F1 que ainda da 70% de possibilidade. Para ser sincero prefiro que não chuva esse ano para não estragar o espetáculo e o charme da prova, além do mais é novidade para F1 correr a noite, é preciso realizar uma prova em condições normais até mesmo para ter como parâmetro. Não, por favor... não me xingue. Gosto de corridas na chuva como todo mundo mais gostaria que essa fosse no seco, ao menos dessa vez.
Especialmente para essa prova a Bridgestone pintou os pneus super-macios com uma tinta branca fosforecente. Não acredito que dará qualquer tipo de realce espetacular, trata-se de mais um marketing mesmo acho eu.
Marketing que deve ser aproveitado pelas empresas patrocínadoras, e diga-se a verdade, o poder "marketeiro" de uma corrida noturna é inquestionavel, basta ver isso:
Losail no Qatar, a primeira etapa desse ano para a Motogp foi também a primeira noturna da categoria... cenário deslumbrante, a única diferença é que a pista se localiza em um deserto
A exemplo do GP da Espanha o GP de Cingapura ultilizará além de bandeiras luzes de alerta para ajudar na sinalização de bandeiras amarelas, Safety Car, etc...
Amanhã é dia da tradicional análise técnica que sempre divulgo por aqui antes dos treinos de sexta-feira, até lá!

Nenhum comentário: