terça-feira, 30 de setembro de 2008

Homenagens


Morreu nesse final de semana o ator, corredor e chefe de equipe Paul Newman aos 83 anos. Paul além de ter sido um ator de grande sucesso entre os anos 60 e 80, ganhando inclusive um Oscar em 1986, gostava de corridas. Começou a gostar durante as gravações de um filme que fizera em 1969 de nome "Winnig". Chegou a participar das 24 horas de Le Mans em 1979, não só participou como chegou 2 na categoria de carros esporte.
Em 1983 montou juntamente a Carl Haas a equipe Newman-Haas na IndyCar/CART/ChampCar. Teve como primeiro piloto ninguém menos que Mario Andretti. Mario ganhou a primeira prova do time em Elkhart Lake já no primeiro ano e em 1984 conquistou o primeiro título para Paul e Carl. Fora ele conquistaram títulos na equipe Michael Andretti (1991), Nigel Mansell (1993), Cristiano da Matta (2002) e Sebastien Bourdais (2004-2007). Além deles andaram na equipe outros nomes bem conhecidos como Christian Fittipaldi, Roberto Pupo Moreno e Paul Tracy.

Mansell em Mid-Ohio 1993

Bourdais em Long Beach 2005
A equipe fez e até hoje faz história, esse ano ganhou duas corridas na IndyCar, uma com Graham Rahal em St. Petesburgo e a outra em Detroit com Justin Wilson.

Fez 22 anos nesse sábado da morte de Cliff Burton, ex-baixista do Metallica. Grande compositor era a "bengala" do Metallica nos primeiros anos. De tão importante que era ao aceitar o convite para se tornar membro do Metallica fez uma única exigência, "apenas" que a banda se mudasse de cidade, de Los Angeles para San Francisco, lugar onde Cliff morava. Assim James e Lars se mudaram, o resto é uma bela porém curta história contada nos 3 primeiros discos do Metallica, Kill 'Em All, Ride the Lightning e Master of Puppets.
Cliff morreu na Suécia durante a turnê do Master of Puppets, quando o ônibus da turnê derrapou no gelo da estrada e capotou enquanto a banda durmia. Na primeira capotagem as janelas foram estilhaçadas e Cliff foi jogado para fora do ônibus, desse modo o ônibus capotou novamente mas dessa vez em cima de Cliff, que morreu na hora.
James acusou o motorista de dirigir bêbado pois diz ele não haver gelo na pista no momento do acidente, porém nada fora comprovado e assim o motorista foi inocêntado

Nesse solo de baixo acima Cliff ainda não era do Metallica, era membro de uma banda chamada Trauma. Reza a lenda que o Trauma fora a Los Angeles para um show. Show no qual James e Lars estavam, e se impressionaram ao ver Cliff tocando, assim após o show chamaram-lo para fazer parte do Metallica. Dizem também que (Anesthesia) Pulling Teeth, faixa 5 do disco Kill 'Em All foi tocada por ele nesse show.

R.I.P. Cliff Burton
R.I.P. Paul Newman

2 comentários:

Vinicius Galli disse...

Os caras eram demais gostei muito do seu blog parece muito com o meu
Acesse e comente
http://formula1stats.blogspot.com

Vamos comentar um blog do outro
flw

Pedro disse...

Só pra comentar... Los Angeles e San Francisco são cidades do mesmo estado, California...

Como se fosse Sp e Campinas...

abss