sábado, 13 de setembro de 2008

Uma estrela chamada Vettel


Não é novidade nenhuma que Vettel é um dos pilotos mais talentosos que já apareceram nos últimos tempos, e em pista molhada o alemão nos deu mais uma prova hoje de que ele faz a diferença. Sebastian marcou hoje sua primeira pole position na carreira com 1:37.555 a frente de Kovalainen da McLaren que ficou a 0.076 da pole. Webber sai em 3 com Bourdais confirmando a boa performance da STR em 4. Realmente a STR além de ter um motor muito bom e um carro que promete muito tanto para o resto dessa temporada como para o ano que vem tem uma dupla de pilotos excelênte, Vettel é sérissimo candidato a gênio e Bourdais tem se mostrado ser um piloto acima da média, nas últimas 3 provas largou entre os 10 primeiros.
Um bom treino de Nico Rosberg que larga em 5 seguido de Felipe Massa na 6 posição. Que Massa não é um grande piloto na chuva nós já sabemos, porém hoje Felipe literalmente fez milagre em melhorar seu tempo no Q2 quando a chuva apertou. Para ter uma idéia da façanha de Felipe basta ver que Raikkonen foi o 14 e Hamilton o 15, concorrêntes diretos do piloto no campeonato. Massa tem grande vantagem, basta não repetir o que houve na Inglaterra.
Hamilton por sua vez errou na escolha dos pneus no Q2, botou pneus intermediários enquanto a chuva apertava. Voltou para o box trocou pelos de chuva forte, porém era tarde e o inglês teve de se contentar com o 15 lugar. Mas, Muita atenção! Hamilton sendo o piloto que é na pista molhada pode surpreender amanhã, portanto não devemos considerá-lo carta fora do baralho.

Hamilton e sua cara de poucos amigos
Excelênte treino de Fisichella que botou a Force India pela primeira vez no Q2, não só fez isso como botou o carro indiano em 12 no grid, um feito de se admirar. Sutil vinha bem porém errou em sua última tentativa e ficou em 20.
Toyota está bem com Trulli em 7 e Glock em 9, Glock pode fazer boa corrida amanhã , pois como vimos durante o Q1 o alemão é bom de chuva.
Treino mediocre da BMW com Heidfeld que inaugurou o "ballet" de rodadas de hoje em 10 e Kubica em 11. Surpreendente perfomance, esperava bem mais. Porém isso deve-se única exclusivamente a chuva que caiu no Q2 atrapalhando Kubica que não tinha feito uma primeira volta boa.
Nelsinho fez um treino muito ruim, nem passou para o Q2 larga apenas em 17, enquanto Alonso larga numa mediana 8 posição. Nelsinho na minha opinião continua devendo, praticamente ainda não andou junto de Alonso nas qualificações e tem levado um chocolate do espanhol também na maioria das corridas. Desse jeito Nelsinho não fica na F1 por muito tempo não.
Barrichello larga de 16 muito chateado com sua performance. “Estou muito desapontado, já que tínhamos uma boa chance hoje. Infelizmente, tive problemas na comunicação pelo rádio e não consegui orientar os mecânicos para as mudanças que eu queria. É realmente uma pena. Acho que poderíamos passar para o Q2 e buscar uma boa posição no grid” lamentou Rubinho. Mesmo com esse problema o brasileiro conseguiu largar a frente de Jenson Button mais uma vez deixando o placar de largadas em 7 a 7. Button larga em 19.
3 carros Red Bull entre os 4 primeiros, definitivamente não há como prever nada para amanhã. A perspectiva de chuva ainda embola mais ainda a corrida.
Vettel com essa pole se tornou o piloto mais jovem a largar em 1 em um Gp. O mais jovem até hoje era Alonso que marcou sua primeira pole no Gp da Malásia de 2003. O espanhol tinha na epoca 21 anos, 7 meses e 22 dias enquanto Sebastian tem hoje 21 anos, 2 meses e 10 dias.

Nenhum comentário: